Após ter alta, mulher morre com suspeita de dengue em Três Corações - ALÔ ALÔ CIDADE

Após ter alta, mulher morre com suspeita de dengue em Três Corações

Compartilhar isso

Família acusa hospital público e clínica particular de negligência no caso.
Vítima tinha 26 anos e começou a passar mal na quinta-feira (17).

23/04/2014 11:53
Uma mulher de 26 anos morreu com suspeita de dengue nesta segunda-feira (21) em Três Corações. Kênia Aparecida de Andrade Pereira começou a passar mal na quinta-feira (17) e depois de idas e vindas a hospitais, faleceu. O resultado do exame de sangue que apontou a infecção pela doença saiu poucas horas antes da morte. Os familiares da vítima acusam o Hospital São Sebastião e uma clínica particular de negligência. De acordo com eles, o primeiro exame feito na unidade pública não detectou a doença e no segundo hospital, ela foi liberada sem o resultado e após a alta, passou mal.

Após o atendimento no hospital público, a paciente foi liberada, mas na segunda-feira a família decidiu levá-la para um hospital particular, onde ela fez outro exame para confirmar a infecção pelo vírus da dengue. O resultado deu positivo, mas ela já havia sido liberada. “Desde quinta-feira ela começou a passar mal, com dores no corpo, febre alta, mas no Hospital São Sebastião o resultado foi negativo. Ontem a levamos para um hospital particular, ela ficou em observação, tomou soro e foi colhido sangue para ver se ela estava com a doença, mas depois de umas 3h, ela voltou para casa sem o resultado em mãos”, disse a irmã da vítima Geislane Lázara Andrade.

Mulher de 26 anos morre com suspeita de dengue em Três Corações, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Mulher de 26 anos morre com suspeita de dengue em Três Corações, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Ainda segundo os parentes de Kênia, quando ela estava em casa, o estado de saúde piorou e ao retornar para o hospital particular, o caso já era grave e ela precisava ser internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas a unidade não presta este tipo de serviço.

“Eles demoraram para fazer o atendimento. Tinha uma ambulância estacionada em frente ao hospital, mas a médica disse que ela estava lá de enfeite, que não tinha motorista. Eu disse que pagaria para que ela fosse levada, mas não teve jeito. Eles ligaram pelo menos umas 10 vezes para outro hospital, que tem uma rede de ambulância, mas como demoraram muito para atender, ela teve uma parada cardíaca, foi reanimada, mas ao chegar no Hospital São Francisco, morreu 10 minutos depois”, acrescentou a irmã da vítima.

O advogado do hospital, Túlio Guedes, foi questionado sobre a suposta negligência no atendimento, mas disse que ainda não há provas de que houve falhas. “Não houve falha e vamos checar tudo direito para saber. Já tomamos conhecimento dos fatos narrados pela família e estamos em contato com os trabalhadores do hospital para termos as informações da maneira mais clara possível”, pontuou.

Já de acordo com o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Três Corações, as amostras de sangue de Kênia foram enviadas para o escritório regional da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Pouso Alegre, que poderá confirmar se ela estava com dengue. O resultado deve ficar pronto em até 20 dias.


Este foi o quarto caso de morte por dengue no Sul de Minas neste ano. Duas aconteceram em Passos e uma em Campo Belo.

Leia mais em: G1