Quase dois milhões de estudantes mineiros participarão da primeira etapa da Obmep - ALÔ ALÔ CIDADE

Quase dois milhões de estudantes mineiros participarão da primeira etapa da Obmep

Compartilhar isso

Minas Gerais é o segundo estado com maior número de alunos inscritos na fase inicial da competição, com a participação confirmada de 1.936.366 mineiros

14/04/2014 20:43
Quase dois milhões de alunos de escolas públicas mineiras vão participar da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, a competição teve 18.187.971 inscritos, sendo que 1.936.366 destes são mineiros. Minas Gerais é o segundo estado com maior número de alunos inscritos na primeira etapa da competição, ficando atrás apenas do estado de São Paulo, que é o maior do país em número de habitantes e conta com 3,5 milhões estudantes cadastrados. Os dados são da coordenação da Olimpíada.



Em número de escolas participantes, o Estado também se destaca. Das 46.698 instituições públicas de ensino de todo o país que inscreveram seus alunos, 4.558 são de Minas Gerais. As escolas mineiras participantes são de 851 municípios do Estado.

Calendário
Aplicados na própria escola, os testes da primeira etapa serão realizados no dia 27 de maio. Já a data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para segunda fase é 10 de junho. Ainda de acordo com o calendário da competição, as provas da segunda etapa serão realizadas no dia 13 de setembro, às 14h30, em locais a serem divulgados pela coordenação da Obmep. A lista com os nomes dos alunos premiados está prevista para o dia 01 de dezembro.

Obmep
Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem a prova do nível 3.

A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para a segunda fase, a escola deve selecionar 5% do total de alunos inscritos, que são aqueles com as maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Minas na frente
Em 2013, os estudantes mineiros conquistaram pela sétima vez consecutiva o topo do ranking da Obmep, tanto em número total de medalhas, quanto em número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Obmep, foram 148 ouros conquistados, 253 pratas e 1.199 bronzes. Um total de 1.600 medalhas, além de 9.146 menções honrosas.

Informações: OBMEP
Leia mais em: Agência Minas