Número de contratações cai 30% nos primeiros 5 meses em Pouso Alegre - ALÔ ALÔ CIDADE

Número de contratações cai 30% nos primeiros 5 meses em Pouso Alegre

Compartilhar isso

De janeiro a maio de 2014, foram gerados 423 empregos na cidade.
Ano atípico com eleições e Copa do Mundo contribuiu para a queda.

23/07/2014 12:29
Mesmo com a chegada de grandes empresas a Pouso Alegre MG, a cidade sofreu uma desaceleração no número de contratações de mão de obra no período de janeiro a maio deste ano. Ao todo, foram gerados 423 empregos, bem menos que os 1.381 gerados no mesmo período do ano passado, uma queda de 30%.

Setores como comércio e serviços foram os mais atingidos, mas construção civil também sofreu o impacto. Segundo o chefe de gabinete, Márcio Faria, vários fatores influenciaram estes números. “Por ser ano de eleições, as liberações de recursos diminuem e existe um prazo para isso. A Copa do Mundo também colaborou para este ano atípico. Mas essa situação vai se normalizar", garante.
Nas maiores cidades do Sul de Minas, só Pouso Alegre registrou queda entre janeiro e maio de 2014. Em Varginha MG, o saldo foi positivo e passou de 984 vagas no ano passado para 1.129 este ano. Em Poços de Caldas MG também houve crescimento. O saldo, que era negativo em 2013 com a baixa de 309 vagas, passou este ano para 133. O maior crescimento foi em Passos MG, que tinha déficit de 25 vagas no ano passado e passou para 495 oportunidades de trabalho nos primeiros cinco meses de 2014.

Déficit habitacional chega a 7 mil moradias em Pouso Alegre, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Pouso Alegre registra queda nas contratações nos primeiros 5 meses de 2014 (Foto: Reprodução EPTV)

Segundo a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), houve encolhimento de 5,29% no faturamento real da indústria do Estado e a projeção para 2014 é de um crescimento de 0,96% em relação ao ano passado. O presidente regional da Fiemg, Ary Novaes, explica que a desaceleração na geração de empregos tem dois motivos principais: a saída de algumas empresas do país e a redução do nível de investimento.

“As economias em todos os países estão se movimentando, buscando novos rumos e isso exerce uma grande influência sobre nós. O nível de investimento também diminuiu bastante”, afirma.
Mas segundo a Prefeitura de Pouso Alegre MG, o número de vagas de emprego deve voltar a crescer até o início do ano que vem. “Nós tivemos grandes empresas que terminaram a construção, então elas começam a empregar mesmo agora no segundo semestre. Podemos dizer que estamos aí em um intervalo", conclui o chefe de gabinete.

Informações: Prefeitura de Pouso Alegre
Leia mais em: G1