Pacientes de câncer esperam até 10h para serem atendidos em Varginha - ALÔ ALÔ CIDADE

Pacientes de câncer esperam até 10h para serem atendidos em Varginha

Compartilhar isso

Máquina de quimio do Hospital Bom Pastor está parada há dois meses.
Segundo direção, oscilação na rede elétrica teria causado problema.

24/07/2014 10:02
Pacientes de Varginha MG e região que buscam o Hospital Bom Pastor para o tratamento contra o câncer estão enfrentando demora no atendimento. Há dois meses, a máquina de quimioterapia está parada por problema com a rede elétrica e só pode voltar a funcionar de forma segura depois da compra de um estabilizador. Com isso, alguns pacientes estão tendo que esperar até 10h para serem atendidos.

O problema, segundo o hospital, está na oscilação da rede elétrica no bairro. Durante um pique de energia, no mês de maio, a máquina usada para garantir a segurança dos farmacêuticos durante a manipulação dos materiais apresentou problemas e teve que ser desligada. Uma primeira licitação para a compra de um estabilizador especial já foi feita, mas o valor apresentado pela única empresa participante estava 145% acima do que havia sido cotado.

"Fizemos uma licitação, o preço foi elevado e nós revogamos. Hoje nós fizemos uma nova licitação e assim que a decisão sair vamos dar continuidade ao atendimento que nunca deixou de ser prestado", afirma a diretora administrativa do hospital, Cristina Lemos.

Pacientes de câncer esperam até 10h para serem atendidos em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)
Pacientes de câncer esperam até 10h para serem atendidos em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)
Até que a licitação seja concluída, os profissionais do hospital estão tendo que fazer o preparo dos medicamentos em uma empresa parceira, que tem o mesmo equipamento. Esse processo precisa seguir várias regras de segurança e, só depois, eles retornam para o hospital para iniciar a quimioterapia dos pacientes, o que tem gerado a demora.

Segundo a direção, o hospital passa por reforma e esta pode ser uma das causas da instabilidade de energia. A diretoria informou ainda que a licitação para a compra do estabilizador está marcada para o dia 6 de agosto. O Hospital Bom Pastor é referência para 176 cidades mineiras no tratamento contra o câncer.

Informações: Hospital Bom Pastor
Leia na íntegra: G1