Corredores levam tocha olímpica por 460 km até Campanha, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Corredores levam tocha olímpica por 460 km até Campanha, MG

Compartilhar isso

Segundo organizadores da Corrida da Independência, distância percorrida nas 31 edições já ultrapassa a volta ao mundo


29/08/2014 18:15
Com saída às 8h desta sexta-feira e chegada prevista para as 19h deste sábado, 21 atletas amadores encaram 460 quilômetros de Niterói-RJ a Campanha, no Sul de Minas, na na 31ª Corrida da Independência. Criada em 1972, a modalidade recebeu esse nome em homenagem ao sesquicentenário da Independência do Brasil e Sagração da Igreja de Santo Antônio, Catedral de Campanha. Os organizadores alegam que esta é a maior corrida de revezamento do mundo feita por um só grupo. Segundo Rubens Ramos de Oliveira, um dos organizadores, ao término da 31ª edição, a corrida terá percorrido um total de 41 mil quilômetros, mais que a distância da volta ao mundo.
Ao todo, 21 atletas fazem o revezamento com a tocha olímpica até Campanha (Foto: Arquivo Pessoal)

- A Corrida já teve sua saída de quase todas as capitais brasileiras passando por 20 Estados Brasileiros, o Distrito Federal, Buenos Aires, na Argentina, Montevideo, no Uruguai e Assunção, no Paraguai. A maior corrida realizada saiu de Porto Velho-RO com um trajeto de 3,6 km, percorridos em 11 dias até Campanha - informa Rubens.

Os atletas são divididos em três grupos de sete corredores, que correm em revezamento contínuo, dia e noite. A cada 10 km é feita a troca de grupo. Somente um atleta corre conduzindo uma tocha olímpica enquanto os outros ficam dentro de uma Kombi que segue, em baixa velocidade, dando cobertura ao atleta que estiver com a tocha. O atleta corre pelo acostamento tendo proteção da Polícia Rodoviária Federal e Estadual. Após certa distância, ele passa a tocha para outro e entra na Kombi, assim sucessivamente durante os 10 km. O grupo que está fazendo o revezamento segue na Kombi, os outros dois grupos ficam no ônibus que faz parada a cada 10 km para a troca de grupo.
Muitos anos de corrida reúnem fatos interessantes. Rubens lembra de um caso que aconteceu quando a corrida partiu do Paraguai.
- Cada Corrida tem sua particularidade. Uma delas ocorreu na Corrida do Paraguai, em 1975, quando estávamos passando pela Ponte da Amizade, o Exército Paraguaio achou que fosse uma invasão. Mas deu tudo certo - comenta.

Segundo Rubens, este ano a corrida homenageia os 150 anos do cientista nascido em Campanha, Vital Brazil, cuja pesquisa descobriu a especificidade do soro antiofídico, até hoje usado para tratar picadas de cobras, escorpiões, e outros animais peçonhentos. O Instituto Vital Brazil, localizado em Niterói, completa 95 anos.
daiane dos santos ginástica (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)A ex-atleta de ginástica Daiane dos Santos é a embaixadora da Olimpíada Campanhense de 2014 (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
Olimpíadas com Daiane dos Santos como embaixadora

A Corrida da Independência marca o início da 56ª Olimpíada Campanhense, que começa às 20h deste sábado e segue até o dia 7 de setembro. As modalidades são Futsal, Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia em Duplas, Tênis e Basquete. Há premiações para todas, com troféus e medalhas. No Futsal e Vôlei de Areia, haverá premiação em dinheiro. Daiane dos Santos será a embaixadora desta edição e participará da cerimônia de abertura neste sábado junto do medalhista paraolímpico Clodoaldo Silva, de Camanducaia.


O evento é gratuito e aberto a todo o público, com shows de Biquini Cavadão e Lu & Robertinho. A novidade deste ano é a Feira das Nações, que leva novos sabores à população através de pratos típicos de cada país. Todo o lucro arrecadado com a venda dos pratos é revertido para as próprias instituições de Campanha, MG.

Saiba mais 
Leia na íntegra: G1