Sem transporte, alunos vão para a escola de charrete e cavalo em MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Sem transporte, alunos vão para a escola de charrete e cavalo em MG

Compartilhar isso

Crianças moram na zona rural de Ouro Fino e estudam em Borda da Mata.
Desde que a prefeitura cortou o transporte, pais improvisam transporte

20/08/2014 20:01
Bem cedo a charrete de seu Francisco Florêncio Demira já está preparada. É nela que o aposentado tem levado os netos para a escola todos os dias desde que os estudantes ficaram sem transporte, no meio deste ano. Morando na zona rural de Ouro Fino MG, os alunos estudam na cidade vizinha, Borda da Mata MG, mais próxima deles que a do município onde moram.

A prefeitura fazia o transporte dessas crianças até o ano passado, mas o serviço deixou de ser feito e sem ônibus, os pais levam os filhos para a escola de charrete e cavalo.

Até a escola são cerca de dois quilômetros de estrada de terra percorridos na charrete de seu Francisco. Pelo caminho, a charrete segue cheia de crianças e sem o mínimo conforto, e a situação piora se estiver chovendo. "É muito ruim, porque às vezes a gente não chega no horário certo, eles reclamam. A gente vai tudo apertado [na charrete], perigoso cair daqui. E quando chove, às vezes a gente nem vai [na aula]", conta a estudante Michaela Poliana Demira, de 13 anos.

Os estudantes moram no bairro rural do Cervo, conhecido por Cervinho, que pertence ao município de Ouro Fino. O problema é que a escola mais próxima fica em Borda da Mata e a van escolar que buscava os alunos deixou de fazer o serviço, segundo seu Francisco. Os pais dos alunos afirmam que o transporte já era precário, e desde que foi cortado, no meio do ano, a solução foi improvisar. "Tem dia que vai a pé, quando a charrete está quebrada. Eles têm perdido muitas aulas", conta seu Francisco.

Sem transporte, crianças são levadas de charrete para escola em Borda da Mata (Foto: Edson de Oliveira / EPTV)
Crianças são levadas de charrete para escola em Borda da Mata (Foto: Edson de Oliveira / EPTV)
A dona de casa Juliana Tomé Demira conta que recebeu uma carta da direção da Escola Pio XII informando que a responsabilidade pelo transporte escolar é da Prefeitura de Ouro Fino. Por causa desse problema, ela teme que os estudos do filho fiquem prejudicados. "Nós precisamos de transporte, porque não dá pra colocar todos os dias meu filho numa charrete, 'pegando' frio, correndo risco de ficar doente."

O prefeito de Borda da Mata, Edmundo Silva Junior, negou por telefone a falta de transporte e disse que o município oferece o serviço para esses alunos. Silva Junior afirmou ainda que a prefeitura faz um favor, porque não tem responsabilidade pelo serviço. Já o diretor da Escola Estadual Pio XII, Davi da Costa Ferreira, confirmou o que os pais dizem e afirmou que os alunos do bairro do Cervo não têm transporte público.

Quanto à alegação do prefeito de Borda da Mata de que o transporte dos alunos não seria responsabilidade do município, o secretário de Educação de Ouro Fino, Takahiko Hashimoto, disse que o transporte é obrigação de Borda da Mata, já que os alunos são cadastrados no município. Ele disse ainda que a prefeitura recebe verbas para esta finalidade, e para Hashimoto, o transporte estava ocorrendo normalmente.

Leia mais em: G1