Helicóptero que caiu em MG não podia fazer voos panorâmicos, diz Cenipa - ALÔ ALÔ CIDADE

Helicóptero que caiu em MG não podia fazer voos panorâmicos, diz Cenipa

Compartilhar isso

Técnicos da Aeronáutica estiveram em Fama para acompanhar resgate.
Vídeo divulgado em redes sociais mostra acidente que matou 2 pessoas.

22/09/2014 19:21
O helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Fama MG, na tarde do último sábado (20), não tinha autorização para fazer voos panorâmicos. A informação foi confirmada por uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica. Técnicos do órgão estiveram em Fama para iniciar a investigação sobre a queda do helicóptero.
"Esse voo não estava sendo realizado a partir de um heliponto ou de uma área registrada. O pouso estava sendo feito em uma área que não era homologada", disse Raphael Vargas Vilar, major do Cenipa.

Vídeo:


Saiba mais
Duas pessoas morreram. O piloto sobreviveu, mas fugiu do local do acidente e se entregou em Elói Mendes MG, a 50 quilômetros de Fama. O piloto prestou depoimento e deverá responder em liberdade por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Um vídeo divulgado nesta segunda-feira (22) mostra o momento exato em que o helicóptero caiu. O Corpo de Bombeiros confirmou que o vídeo é verídico e que realmente se trata do local do acidente. As imagens foram gravadas por um morador de Campinas SP, que passava o fim de semana na cidade. Ele não quis que o nome dele fosse divulgado. O vídeo já foi entregue para análise da Polícia Civil.
Vídeo mostra momento de queda de helicóptero em Fama, no Lago de Furnas (Foto: Reprodução Youtube)
Vídeo mostra momento de queda de helicóptero em Fama, no Lago de Furnas (Foto: Reprodução Youtube)
Segundo o delegado regional de Alfenas MG, Celso Ávila, o inquérito irá investigar se o piloto Bruno Abitbol de Andrade Nogueira, de 34 anos, agiu com imprudência ou negligência.

Helicóptero que caiu no Lago de Furnas é resgatado pelo Corpo de Bombeiros - Foto/reprodução
"Durante o depoimento que deu ao plantão da Polícia Civil em Varginha, o piloto teceu alguns detalhes e será novamente ouvido para nós obtermos todas as informações técnicas para esclarecer o episódio. O que os técnicos do Cenipa nos confirmaram é que ele não estava habilitado para fazer esses voos panorâmicos, até por se tratar de uma aeronave pertencente a uma empresa privada. Entretanto, nós vamos nos aprofundar nessa informação", disse o delegado.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a aeronave foi encontrada a 10 metros de profundidade. O estado em que a aeronave ficou e a falta de visibilidade para as buscas dificultaram os trabalhos. O piloto do helicóptero é ex-sargento da Aeronáutica e possui 10 anos de experiência. Somente na aeronave que caiu, ele já tinha mais de 1,6 mil horas de voo acumuladas. Ele não participou dos trabalhos de resgate da aeronave, mas foi representado por um advogado.

"Como a gente entende que em primeiro lugar ele está em estado de choque e em segundo lugar que é um motivo de segurança, decidimos que era melhor ele não vir e por isso ele está sendo representado", disse o advogado do piloto, Guilherme de Faria.

Helicóptero que caiu no Lago de Furnas é resgatado pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Marlon Santiago / EPTV)
Helicóptero que caiu no Lago de Furnas é resgatado pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Marlon Santiago / EPTV)

Resgate e sepultamentos
Na noite deste domingo (21), equipes do Corpo de Bombeiros resgataram o corpo da segunda vítima que morreu no acidente. Por volta de 20h, o restante da aeronave que estava submersa no lago foi retirada da água. O corpo de Lívia Reis Carvalho, de 27 anos, estava preso às ferragens. O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) em Lavras MG, cidade natal da vítima.
Durante a tarde de domingo, o corpo do sargento da Polícia Militar Marcos Antônio Alves, de 44 anos, foi enterrado no cemitério da cidade. Alves era o comandante do destacamento da PM em Fama e fazia um voo panorâmico com a mulher quando o acidente aconteceu. Os dois eram primos e estavam juntos há cerca de um ano. O sargento deixou dois filhos que teve no primeiro casamento.

Prisão
O piloto do helicóptero foi detido durante a tarde de sábado e levado para a Delegacia de Varginha MG para prestar depoimento. Após a queda do helicóptero, segundo a polícia, o piloto fugiu do local e só se apresentou em Elói Mendes MG, cidade que fica a 50 quilômetros de onde aconteceu o acidente, sem tentar prestar socorro às vítimas.
"Ele fugiu do local do acidente, nem no hospital ele foi", disse o major da Polícia Militar, Adenízio de Paula.

Piloto de helicóptero que caiu em Furnas é detido e levado para delegacia em Varginha (Foto: Reprodução EPTV / Carlos Cazelato)
Piloto de helicóptero que caiu em Furnas é detido e levado para delegacia em Varginha
(Foto: Reprodução EPTV / Carlos Cazelato)
Depois de se apresentar à polícia, Nogueira foi atendido no hospital de Elói Mendes sob escolta e depois levado para a delegacia de Varginha. Na chegada à sede da Polícia Civil, ele não quis falar sobre o assunto. Conforme a polícia, o piloto fazia manobras arriscadas oferecendo perigo às pessoas que o acompanhavam nos voos. Testemunhas disseram que a aeronave caiu de bico na água, a cerca de 100 metros da margem.
"Ele estava muito perto da beira d´água e na hora que ele tentou voltar, ele caiu e explodiu. O piloto conseguiu pular pra fora", disse o eletricista Thiago de Souza. "Pelo jeito que ele caiu, ele descontrolou e foi de bico na água", completou o servente de pedreiro Rosivaldo de Paula.

Casal morreu em queda de helicóptero no Lago de Furnas, em Fama (Foto: Eliane Reis / Arquivo pessoal)
Casal morreu em queda de helicóptero no Lago de
Furnas, em Fama
(Foto: Eliane Reis / Arquivo pessoal)
Um empresário que havia sobrevoado a cidade no helicóptero momentos antes dele cair no Lago de Furnas, registrou fotos da aeronave.
"Minha mulher nunca tinha ido e voamos sem problemas. Já passei muito aperto, mas ver o helicóptero que eu acabei de voar caindo é complicado", disse Marcelo Pontes.

Acidente
A aeronave caiu na Represa de Furnas por volta de meio-dia. Segundo o cabo Carlos Teodoro, da Polícia Militar de Alfenas MG, três pessoas estavam na aeronave: o piloto, o sargento da PM de Fama, Marcos Antônio Alves, de 44 anos, e a mulher dele, Lívia Reis Carvalho, de 26 anos. O piloto do helicóptero foi resgatado com vida por pescadores. O casal não conseguiu sair da aeronave, que ficou submersa no lago. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam durante todo o dia em busca dos corpos das duas vítimas.

Sargento da Polícia Militar e companheira morreu no acidente em Fama (Foto: Reprodução EPTV)
Sargento da Polícia Militar e companheira morreu no acidente em Fama (Foto: Reprodução EPTV)
  A comerciante Rita Maria da Silva, que tem um bar em frente ao lago, viu o momento em que a aeronave caiu. "O helicóptero levantou voo aqui perto, saiu de costas, fez a manobra para a esquerda, e quando foi virar para a direita ele ficou 'de bico' para o lago. Quando as hélices encostaram na água, o piloto perdeu o controle e ele caiu no lago", relatou. Segundo ela, o piloto já havia feito dois voos e no terceiro, perdeu o controle e caiu.
Segundo as informações apuradas pela reportafgem, o helicóptero estaria fazendo voos panorâmicos em Fama, onde acontecia uma festa de peão neste fim de semana. No entanto, o serviço não foi contratado pelos organizadores do evento.

Peças do helicóptero são retiradas do Lago de Furnas após queda em Fama (Foto: Marlon Santiago / EPTV)
Peças do helicóptero são retiradas do Lago de Furnas após queda em Fama (Foto: Marlon Santiago / EPTV)
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que o modelo do helicóptero que caiu no Lago de Furnas é um Raven R44 com capacidade para três passageiros e tripulação, produzido nos Estados Unidos. A aeronave possuía certificado de aeronavegabilidade válido até 2018 e inspeção anual de manutenção também dentro da validade. Ainda segundo a Anac, o helicóptero pertence a uma instituição financeira privada e era operado por uma siderúrgica. O motivo pelo qual ele fazia voos panorâmicos na cidade ainda não foi esclarecido.

Embarcações resgatam casal que estava em helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Fama (Foto: Pedro Henrique Fonseca)
Equipes de resgate tentam localizar casal que estava em helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Fama 
(Foto: Pedro Henrique Fonseca)
A reportagem tentou contato com a Siderúrgica Gagé, com sede em Conselheiro Lafaiete MG, que conforme a Anac, operava a aeronave, mas até esta publicação, não conseguiu retorno.

Fotos:




Informações: Polícia Civil
Leia mais em: G1