Jacutinga registrou alta de até 25% nas vendas de malhas e tricôs - ALÔ ALÔ CIDADE

Jacutinga registrou alta de até 25% nas vendas de malhas e tricôs

Compartilhar isso
08/09/2014 13:40
As malhas e tricôs de Jacutinga, no Sul de Minas, conseguiram, neste inverno, aquecer não apenas os consumidores mas também a economia da cidade. A temporada chega ao fim com a tradicional queima de estoques para renovação das vitrines para a coleção verão.

Jacutinga registrou alta de até 25% nas vendas de malhas e tricôs - Foto: Galeria Tricô.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija), Dennys Bandeira, este foi o melhor inverno dos últimos quatro anos. "Essa liquidação vem tanto para abrir espaço nas lojas para a coleção verão como para preparar as confecções para desenvolver o próximo inverno. No dia 15, lançaremos a próxima temporada e, até lá, será possível encontrar peças até 50% mais baratas", explica Bandeira.

De acordo com o presidente, apesar do balanço não ter sido totalmente fechado, é possível aferir crescimento entre 20% e 25% nas vendas do polo de Jacutinga. O frio mais intenso e uma pequena queda de competitividade dos produtos asiáticos ajudaram no resultado. "Normalmente essa liquidação começa no fim de julho, mas devido às boas vendas, ela foi adiada para agosto. Muitos lojistas nem tiveram tantas peças para participar e outros já mesclaram as duas estações nas vitrines", afirma o dirigente, que comemorou a menor participação dos produtos chineses no mercado brasileiro. "Como os produtos chineses ficaram mais caros, voltou a valer a pena produzir aqui, e Jacutinga, por nossa proximidade com o maior consumidor (São Paulo está distante 190 quilômetros), nos tornamos uma opção muito competitiva", argumenta o presidente.

Para a coleção verão a previsão é otimista. Tradicionalmente bem mais fraca do que a de inverno, a nova temporada deve superar os resultados do mesmo período do ano passado. "O verão é bem mais modesto, mas vem crescendo ano após ano. Isso é bom para toda a cadeia produtiva. Isso quebra um pouco a sazonalidade e distribui os custos durante o ano."

Jacutinga abriga mais de 1,2 mil fábricas e 750 lojas de varejo. A projeção da Acija é que o nível de empregos seja recuperado em 2015, alcançando a marca de 14 mil empregos entre diretos e indiretos, como há dois anos. "Em 2014, já conseguimos recontratar, ao contrário de muitos setores que estão desacelerando. O município de Jacutinga não sofreu muito na época da retração porque o nível de emprego foi mantido. A cidade com 24 mil habitantes não supria a necessidade das confecções e muitos colaboradores vinham das cidades circunvizinhas. E foram esses empregados, por terem custo maior, que foram mandados embora. Por isso, não só os empresários estão otimistas mas também a população de toda a região", completa.

Leia mais em: Diário do Comércio