Moradores de Guapé fazem grupo de oração para pedir chuva na região - ALÔ ALÔ CIDADE

Moradores de Guapé fazem grupo de oração para pedir chuva na região

Compartilhar isso

Famílias da Comunidade da Vargem dependem da terra para sobreviver.
Reuniões são feitas semanalmente e água é despejada ao pé da cruz.

06/09/2014 15:18
A chuva que atingiu o Sul de Minas nesta semana não foi suficiente para mudar a situação crítica de rios e lagos da região. Os níveis continuam baixos e falta água em vários municípios. Com dias ensolarados e quentes que não dão sinal de chuva, moradores da zona rural de Guapé MG resolveram apelar para a fé. Um grupo de oração se reúne todas as semanas na Comunidade da Vargem, zona rural da cidade, para pedir por chuva na região.

Ao redor de uma grande cruz de madeira, homens e mulheres pedem a Deus que os abençoe com chuva. Durante a cerimônia, como uma oferta e sinal de fé, uma caneca cheia de água é despejada no pé da cruz. "A gente espera que Ele atenda, ficamos bastante esperançosos para a agricultura, as nossas famílias", explica a lavradora Eliana Damasceno Oliveira.

A fé de que palavras tragam chuva do céu tem se tornado a única esperança das 40 famílias que moram na Comunidade da Vargem, na zona rural de Guapé, e dependem da terra para sobreviver. O produtor rural Paulo Rodrigues caminha pela terra seca com a velha enxada no ombro esperando pela chuva que este ano não veio. Ele mostra a cisterna seca que forneceu água para a família dele por mais de 30 anos.

Moradores de Guapé fazem grupo de oração para pedir por chuva (Foto: Tarciso Silva / EPTV)
Moradores de Guapé fazem grupo de oração para pedir por chuva (Foto: Tarciso Silva / EPTV)
Uma nova foi perfurada no quintal, mas a qualidade da água só serve para irrigar a horta. "Nunca pensei que fosse secar a água. E faz a maior falta 'né', pra tomar banho, pra tudo", desabafa Rodrigues.
Para o produtor de café José Reis, a situação é ainda pior. Ele acredita que não vai colher nada no ano que vem. "Não tem o que fazer. Tudo o que eu investi nela até agora, eu perdi tudo."
A assistente social Alaísa Rodrigues, que também mora na comunidade, mostra o lugar por onde passava o Córrego do Taquará, e que desde junho secou. Segundo ela, no período de chuva a água passava por cima de uma estrada e agora se transformou em um pasto. "A água servia para os animais, galinhas, cachorros, para a horta, pomar, jardim, tudo. De janeiro para cá, o volume do córrego foi diminuindo cada vez mais."

Preces na região
Contar com a fé para que chova também é algo que os moradores de Varginha (MG) têm feito nas últimas semanas. Um grupo de oração se reúne na cidade e inclui o mesmo pedido em seu louvor: chuva na região. "Nós estamos precisando de água, em muitos locais está faltando água. Então a gente pede a Deus que mande essa chuva pra nós", explica o coordenador do grupo, Lázaro Coelho.
A água "tímida" que caiu do céu na semana passada foi um sinal de que talvez Deus tenha ouvido tantas súplicas.

Leia na íntegra: G1