Pepsico faz parcerias com oito produtores de batata em Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Pepsico faz parcerias com oito produtores de batata em Minas

Compartilhar isso

Objetivo é atender demanda por matérias-primas de fábrica em Sete Lagoas

01/09/2014 11:11
A volatilidade nos preços e na produção de batatas sempre foi um desafio tanto para os bataticultores, que investem sem garantia do retorno, como para as indústrias processadoras, que necessitam de volume regular para manter a produção. Pensando no gargalo, a Pepsico, uma das maiores companhias mundiais do ramo alimentício e de bebidas, criou há 17 anos o Programa Agro, no qual são firmados contratos com produtores selecionados que garantem a aquisição e o preço final da batata, antes mesmo do plantio. Os resultados são positivos, pois garantem segurança financeira para que os produtores invistam na cultura. O projeto vem sendo desenvolvido em Minas Gerais com o objetivo de atender, principalmente, à fábrica da multinacional em Sete Lagoas, na região Central.

Oito produtores das regiões do Triângulo, Sul de Minas e Alto Paranaíba participam do programa no Estado - Foto/Divulgação
De acordo com o diretor de Agronegócios da Pepsico Brasil, Jonas Abdallah, o produtor participante inicia a safra sabendo que entregará a batata para a multinacional e também o quanto receberá pela mesma, enquanto a indústria tem a garantia de abastecimento. A iniciativa, segundo ele, tem sido muito positiva e vem estimulando os investimentos em qualidade e tecnologia.

"O projeto foi criado com o objetivo de garantir ao produtor rentabilidade e de mantê-lo no cultivo da batata. Isso é fundamental, já que a indústria precisa de um volume regular e as constantes oscilações do mercado acabam desestimulando a produção. Os bataticultores que participam do projeto são rigorosamente selecionados e precisam atender a vários critérios como respeitar as leis ambientais e trabalhistas e apresentar altos parâmetros de qualidade. Com os preços prefixados e a garantia de venda, o bataticultor também tem condições de planejar investimentos futuros em tecnologias e máquinas, por exemplo", disse.

O Programa Agro visa estabelecer parcerias de longo prazo com os produtores de matérias-primas. Em Minas Gerais, a produção é voltada para a batata, que abastece, principalmente, a fábrica da Pepsico localizada em Sete Lagoas. Ao todo, são oito produtores do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Alto Paranaíba.

No país, a Pepsico possui contratos com 61 produtores em Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Goiás, e com um produtor em Santa Catarina. A empresa tem uma cadeia estruturada de parcerias, que inclui suporte financeiro, apoio à mecanização de processos e implantação de política global de sustentabilidade.

Melhorias - Além de garantir o preço antes da colheita da safra, através do programa são realizadas melhorias tecnológicas no campo e a troca de experiências entre os produtores. O agricultor que participa do projeto recebe as sementes adequadas e exclusivamente desenvolvidas pela Pepsico. As cultivares são adaptadas ao clima e tem como principais fatores a alta produtividade e aptidão industrial.

Uma das grandes vantagens oferecidas pelo projeto é a garantia de preço, segundo Abdallah. Ele explica que, antes do plantio, a empresa negocia com cada produtor associado, levando em conta os custos de produção, a produtividade e a qualidade.

"Com o projeto, os produtores eliminam as oscilações de preços no mercado. Cada contrato é negociado isoladamente. São levados em conta vários aspectos, indo desde os custos até a qualidade da batata. Após a avaliação, é estipulado um preço a ser praticado independente das condições de mercado".

Leia mais em: Diário do Comércio