Inquérito da Operação 299 indicia 8 pessoas em Três Corações, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Inquérito da Operação 299 indicia 8 pessoas em Três Corações, MG

Compartilhar isso

Operação da PF investiga compra de votos nas eleições de 2012.
Entre indiciados estão o ex-prefeito Fausto Ximenes e o vice dele

30/10/2014 20:39
A Polícia Federal concluiu o inquérito da “Operação 299”, que investiga a compra de votos por materiais de construção nas eleições municipais de 2012, em Três Corações MG. Segundo o delegado João Carlos Girotto, oito pessoas, entre elas o ex-prefeito da cidade Fausto Ximenes e o vice dele, Sérgio Hauad, foram indiciadas no inquérito.

Ainda de acordo com o delegado, os agentes públicos e eleitores indiciados vão responder por compra de votos e peculato, que é a apropriação indevida de bens públicos. Se condenados, eles podem pegar de dois a 12 anos de prisão.

"O inquérito é encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que fará a devida análise e promoverá a denúncia em relação aos indiciados", explica Girotto.

Fausto Ximenes foi procurado, mas não quis falar sobre o assunto. Sérgio Hauad também foi procurado, mas não foi encontrado na casa dele e nem atendeu aos telefonemas.

Ex-prefeito de Três Corações deixa penitenciária da cidade (Foto: Carlos Cazelato/Reprodução EPTV)
Ex-prefeito de Três Corações é um dos indiciados na Operação 299 (Foto: Carlos Cazelato/Reprodução EPTV)
  De acordo com as investigações, os políticos compraram votos nas eleições municipais de 2012 quando tentavam a reeleição. Eleitores da cidade recebiam materiais de construção e cestas básicas em troca do voto. De acordo com a PF, durante o período eleitoral daquele ano, os materiais eram comprados com dinheiro público e saiam do almoxarifado da prefeitura e também de uma casa de materiais de construção da cidade. A investigação é um desdobramento da "Operação Metástase 57", deflagrada em dezembro de 2013. Durante as investigações, a PF ouviu políticos e eleitores que venderam o voto.
A Polícia Federal apurou que a casa de materiais de construção não teve ligação com a compra de votos.

Saiba mais

Altair Nogueira deixa presidência da Câmara Municipal de Três Corações

Ex-vice-prefeito de Três Corações e presidente da Câmara são soltos


Informações: Polícia Federal
Leia mais no G1