Mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas no Sul de Minas neste domingo - ALÔ ALÔ CIDADE

Mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas no Sul de Minas neste domingo

Compartilhar isso

Região representa 13% do eleitorado em MG, que tem mais de 15 milhões.
Veja informações sobre as maiores cidades do Sul de MG e candidatos.

05/10/2014 09:47
Mais de 2 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo (5) no Sul de Minas para escolha de cinco cargos do Poder Público: presidente da República, governador, senador, deputados estaduais e federais. O Sul de Minas representa 13% do eleitorado mineiro, com 2.109.989 eleitores. O número de eleitores é 15,63% maior do que há quatro anos, nas eleições de 2010. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas no Sul de Minas no domingo (5) - Foto/reprodução

Em Minas Gerais, são mais de 15 milhões de eleitores e o estado representa 10,67% do eleitorado brasileiro, permanecendo como o segundo eleitorado do Brasil. Em relação às eleições de 2012, o eleitorado de Minas Gerais aumentou em quase 250 mil eleitores.

Nas seis maiores cidades da região, serão 113.841 eleitores em Poços de Caldas, 97.558 eleitores em Pouso Alegre, 95.798 eleitores em Varginha, 78.333 eleitores em Passos, 70.890 eleitores em Itajubá e 69.333 eleitores em Lavras.

Voto biométrico
Em todo o Estado de Minas Gerais, 26 cidades terão o voto biométrico nas eleições deste ano. Mais de 460 mil eleitores já cadastraram as digitais. No Sul de Minas, dois municípios já contam  com o  voto biométrico: Itapeva e Marmelópolis. Em Itapeva, serão 6.343 eleitores e em Marmelópolis, 2.961 eleitores. Esta é a segunda eleição em que o voto biométrico é usado nos dois municípios. Quem não se cadastrou, teve o título de eleitor cancelado.

Candidatos
Em todo o estado, são 1.199 candidatos a deputado estadual, sendo que 78 deles são do Sul de Minas. Em 2014, serão eleitos 77 deputados estaduais. Para deputado federal, existem 697 candidatos, sendo 25 deles do Sul de Minas, e serão eleitos 53 deputados federais.
Minas Gerais vai eleger ainda um senador de um total de oito candidatos. No caso do senador, o mandato é de oito anos. Cada estado e o Distrito Federal elegem três senadores, com mandato de oito anos, renovando-se a representação de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Cada senador é eleito com dois suplentes, registrado na sua chapa, que o substitui na ordem de registro.

Pesquisa
A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4), a última feita antes da eleição, apontou os seguintes percentuais de intenção de voto válidos na corrida para o Governo de Minas Gerais:

Fernando Pimentel (PT) – 54%
Pimenta da Veiga (PSDB) – 37%
Tarcísio Delgado (PSB) – 4%
Fidélis (PSOL) – 2%
Eduardo Ferreira (PSDC) – 1%
Professor Túlio Lopes (PCB) – 1%
Cleide Donária (PCO) – 0%

Já para o Senado, a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para a vaga em Minas Gerais:


Antonio Anastasia (PSDB) - 63% das intenções de voto
Josué Alencar (PMDB) - 30%
Tarcísio (PSDC) - 3%
Margarida Vieira (PSB) - 2%
Edilson Nascimento (PTdoB) - 1%
Graça (PCO) - 1%
Geraldo Batata (PSTU) - 1%
Pablo Lima (PCB) - 0%

As pesquisas foram realizadas entre os dias 3 e 4 de outubro. Foram entrevistados 2.325 eleitores em 70 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

Regras
Desde as 22h deste sábado (4) está proibida a propaganda eleitoral nas ruas. No dia das eleições também não é permitida boca de urna e distribuição de santinhos. Em Minas Gerais, a venda, distribuição e fornecimento de bebidas alcoólicas estão proibidos entre às 6h e 18h do domingo (5) em bares, boates, hotéis, restaurantes, lanchonetes, clubes recreativos, salões de festas, quiosques e demais estabelecimentos comerciais.

Saiba mais:
Leia mais em: G1