Tribunal de Justiça de Minas Gerais pode fechar 13 comarcas da região - ALÔ ALÔ CIDADE

Segundo órgão, cidades movimentam por mês menos de 150 processos.
Lei complementar prevê extinção de comarcas caso situação persista

14/10/2014 16:56
Um levantamento feito pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) pode fazer com que 13 cidades do Sul de Minas deixem de ser comarcas. Segundo o tribunal, Bueno Brandão MG, Aiuruoca MG, Cambuquira MG, Campanha MG, Conceição do Rio Verde MG, Itamogi MG, Itanhandu MG, Itumirim MG, Jacuí MG, Monte Belo MG, Natércia MG, Passa Quatro MG e Pedralva MG, movimentam por mês menos de 150 processos. Uma lei complementar prevê a extinção de comarcas caso essa situação persista por no mínimo três anos.
Levantamento do TJMG mostrou que 13 comarcas da região possuem pouca movimentação de processos (Foto: Reprodução EPTV/ Edson de Oliveira)
Levantamento do TJMG mostrou que 13 comarcas da região possuem pouca movimentação de processos
(Foto: Reprodução EPTV/ Edson de Oliveira)



O impacto para essas cidades é significativo, de acordo com a juíza aposentada Laurem Gomes Tenório Cerezoli. Ela montou uma comissão para defender a manutenção da comarca de Bueno Brandão. A comarca atende também a cidade de Munhoz e pode ser transferida para Ouro Fino (MG). "Nós vamos perder o fórum, o desemprego é grande, alguns cartórios serão fechados", diz.
Em Bueno Brandão, moradores e comerciantes também se manifestaram por meio de um abaixo-assinado que será encaminhado ao tribunal. O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade, Oscar Ramalho Cavini, acredita que fechar a comarca trará mais problemas do que solução. "A gente tem mais de 4 mil processos em andamento e a transferência desses processos acarretaria em uma sobrecarga na outra comarca", avalia.

O TJMG aguarda decisão do Conselho Nacional de Justiça para definir o futuro das comarcas com baixa movimentação. Em Minas, outras 29 cidades passam pela mesma avaliação.

Informações: TJMG
Leia mais em G1