MP embarga demolição de casarão em São Gonçalo do Sapucaí, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

MP embarga demolição de casarão em São Gonçalo do Sapucaí, MG

Compartilhar isso

Órgão tomou decisão após moradores da cidade serem contra obra.
Medida vale até que toda a situação seja analisada pela promotoria.

27/12/2014 17:56
Uma polêmica fez o Ministério Público embargar a demolição de um casarão do século XIX em São Gonçalo do Sapucaí MG. O imóvel chegou a ser inventariado pelo município, mas o proprietário do prédio pediu a autorização da demolição, que foi aceita pelo conselho do patrimônio cultural. No entanto, alguns moradores do município se mostraram contra a demolição.
O castelinho foi vendido há 16 anos e desde então está fechado. O conselho do patrimônio cultural estava avaliando a possibilidade do tombamento pelo município. Só que este ano, o proprietário encaminhou um ofício ao conselho pedindo autorização para demoli-lo por causa das condições precárias de conservação.
“O conselho, orientado pelo Iepha, solicitou o laudo técnico e do engenheiro e alguns outros documentos que foram apresentados pelo proprietário e em seguida o conselho se reuniu e se mostrou favorável à demolição do imóvel.”, explica o presidente do conselho municipal do patrimônio cultural, Pedro Paulo Garcia Perdigão.
Com a autorização do conselho, parte de uma escada do casarão começou a ser retirada. Porém, o fotógrafo Fabrício Giugni, filho dos antigos donos do imóvel, resolveu se mobilizar. Segundo ele, a demolição não poderia ter sido autorizada. “O castelinho tem duas medidas de proteção. Uma que ele está no entorno da praça que é tombada e a segunda que ele está inventariado. Os documentos apresentados pelo dono para o conselho não representam os documentos necessários que dariam permissão para que esse bem fosse tombado”, afirma.
MP embarga demolição de casarão em São Gonçalo do Sapucaí, MG (Foto: Reprodução EPTV)
MP embarga demolição de casarão em São Gonçalo do Sapucaí, MG (Foto: Reprodução EPTV)
O músico Felipe Andrey Fernandes Rabelo também fez uma mobilização nas ruas e nas redes sociais. Ele afirma que várias pessoas se mostraram contrárias à demolição. “O castelinho é importante para a história de São Gonçalo do Sapucaí. Ele conta um pouco do que foi a cidade no passado e as pessoas apoiam que ele tem que ser preservado”, diz.
Por causa da discussão gerada na cidade, o MP entrou no caso e a promotoria do patrimônio histórico e cultural do município embargou a obra de demolição. A medida vale até que toda a situação seja analisada.
A promotora Katia de Castro Vilas Boas, que acompanha o caso, está de férias e só volta no dia 7 de janeiro. Pelo menos até lá a obra continua embargada. O dono do casarão não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Informações: Ministério Público
Leia mais em G1