Polícia do Meio Ambiente apreendi centenas de aves mantidas em cativeiro em Campanha e Campo Belo - ALÔ ALÔ CIDADE

Polícia do Meio Ambiente apreendi centenas de aves mantidas em cativeiro em Campanha e Campo Belo

Compartilhar isso
11/12/2014 20:06
A Polícia Militar do Meio Ambiente (6ª Cia PM Ind MAT), cumprindo sua missão de proteção dos ambientes naturais, intensificou o policiamento ambiental visando crimes contra a fauna silvestre. A prática de manutenção de pássaros silvestres em cativeiro, ainda comum no seio da sociedade, se não for devidamente autorizada e cumprir os requisitos legais, produzem danos ao meio ambiente, causando desequilíbrio e prejuízos imensuráveis. 
Centenas de pássaros foram apreendidas pela Polícia Militar do Meio Ambiente - Fotos: PMMA

Neste último mês, através de ações pontuais, foram encontrados em cativeiro, 108 pássaros das seguintes espécies: canário-da-terra, papa-capim e trinca-ferro, além de dezenas de gaiolas em que estavam acondicionados os animais. 

No município de Campanha, MG, foram encontrados 67 canários e papa-capim distribuídos em apenas quatro gaiolas. 


Na cidade de Campo Belo, MG, outros 51 pássaros, dentre eles, canário-da-terra, papa-capim e trinca-ferro estavam sendo ilegalmente mantidos em cativeiro. 

Os animais foram examinados por médico veterinário que atestou a sanidade dos animais, orientando a soltura dos animais aptos em habitat natural. Os materiais utilizados na prática criminosa foram apreendidos e os autores presos em flagrante delito. 

A manutenção em cativeiro de pássaros da fauna silvestre sem autorização, bem como sua comercialização, sem a devida autorização constitui crime previsto no art. 29 da Lei 9.605 de 1998. 
A pena para o crime vai de 06 meses a um ano de prisão, além de multa. 

''Ajude você também a 6ª Cia PM Ind MAT a coibir este crime. 
Denuncie através do telefone (35)3829-2100 em Lavras e região, e (35) 3229-1999, em Varginha e região. Você não precisa se identificar e estará nos ajudando em nossa sublime missão: A de proteger a natureza''.

Informações: 6ª Cia PM Ind MAT