Abastecimento de água pode entrar em colapso no Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Abastecimento de água pode entrar em colapso no Sul de Minas

Compartilhar isso

Copasa diz que pelo menos 11 cidades estão em situação de escassez.
Defesa Civil de Minas colocou 26 localidades em estado de emergência

24/01/2015 17:47
Pelo menos 11 cidades do Sul de Minas atendidas pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) estão sob risco de sofrerem um colapso no abastecimento de água. O levantamento foi divulgado pela concessionária nesta sexta-feira (23), um dia depois de admitir que o Estado vive uma crise hídrica, e medidas de restrição de consumo podem ser tomadas. Já a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais informou que 26 municípios da região estão em estado de emergência e já adotam medidas de economia para evitar uma crise no abastecimento de água. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí apontou ainda outras três cidades com necessidade de intervenção imediata para evitar uma crise.
Abastecimento de água pode entrar em colapso no Sul de Minas - Foto da Copasa de Campanha, MG/Alô Alô Cidade

Segundo a Copasa, o risco de colapso indica que o sistema não tem mais condições de manter o abastecimento. Algumas manobras devem ser implementadas nos próximos dias para construir captações emergenciais.
As cidades atendidas pela companhia que estão em alerta máximo de desabastecimento na região são Campanha MG, Campos Gerais MG, Candeias MG, Cristais MG, Itamonte MG, Lavras MG, São José da Barra MG e São Tiago MG.
São Gonçalo do Sapucaí MG, Nazareno MG e Divisa Nova MG são apontadas pela Copasa como locais com problemas de abastecimento. Nesses municípios a captação já ultrapassou o limite do manancial.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí também divulgou um comunicado urgente em sua página na internet neste sábado (24) informando que, no trecho abrangido pela bacia, as cidades de Cachoeira de Minas MG, Piranguçu MG e Piranguinho MG integram a lista dos locais onde há necessidade de intervenções imediatas.
Estado de emergência
Já a Coordenadoria de Estado de Defesa Civil de Minas Gerais publicou nesta sexta-feira (23) um decreto de emergência, que considera também localidades onde o serviço de abastecimento de água é autônomo. O decreto aponta que 11 municípios Sulmineiros estão em estado de alerta, 14 enfrentam racionamento e um já adotou o sistema de rodízio.
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) deve apresentar na próxima semana uma análise da situação hídrica em Minas Gerais e pode autorizar aumento de tarifas de consumo e criação de multas.
Confira as cidades que estão em estado de emergência, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais:
Alerta
Aguanil
Campo Belo
Cristina
Ijaci
Jesuânia
Lambari
Poços de Caldas
Senador José Bento
Silvianópolis
Soledade de Minas
Virgínia
Racionamento
Cambuí
Conceição das Pedras
Consolação
Dom Viçoso
Elói Mendes
Espírito Santo do Dourado
Luminárias
Marmelópolis
Ouro Fino
Passa Quatro
São João da Mata
São Sebastião da Bela Vista
São Sebastião do Rio Verde
Seritinga
Rodízio
Carmo de Minas

Informações: COPASA
Fonte: G1