Filhotes de pássaros silvestres são apreendidos em Ouro Fino, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Filhotes de pássaros silvestres são apreendidos em Ouro Fino, MG

Compartilhar isso

Foi através de denuncia anônimas que a Polícia do Meio Ambiente chegou ao autor


15/01/2015 00:05
Filhotes de pássaros silvestres são apreendidos em Ouro Fino, MG - Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente

Terça-feira (13), a Polícia Militar de Meio Ambiente apoiada pelo IBAMA, atendeu uma denúncia sobre possível fraude no uso do SISPASS (Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passiformes). Segundo a Polícia, ao comparecer no bairro Jardim Nossa Senhora, no município de Ouro Fino, no local, foi feito contato com o denunciado/autor que autorizou a entrada dos militares em sua residência. 
Ainda segundo a PM, durante fiscalização, o denunciado informou ter adquirido 09 filhotes de trinca-ferros não provenientes de criador autorizado, possivelmente pego em seus ninhos na natureza. Esses filhotes foram anilhados com material regularmente fornecido pelo SISPASS, todavia, não poderia ser usado em animais oriundos de habitat silvestre e ao colocá-las em pássaros nativos e cadastrá-los, caracterizou-se uma ação fraudulenta. 
Foi constatado que 01 trinca-ferro filhote, estava sem anilha, em cativeiro, sem autorização do órgão ambiental competente. Além dessas, outras aves de propriedade do autor, tiveram suas anilhas periciadas, sendo também constatado que dois bicudos-verdadeiros, espécie ameaçada de extinção, estava com anilhas violadas, bem como outro trinca-ferro adulto. 
Diante do exposto, 13 pássaros, juntamente com suas gaiolas foram apreendidos e enviados para o IBAMA de Pouso Alegre. O autor foi preso em flagrante delito.

Mais informações sobre o sistema acesse: IBAMA

Informações: Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª Cia PM Ind MAT