Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras está com inscrições abertas - ALÔ ALÔ CIDADE

Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras está com inscrições abertas

Compartilhar isso

Escolas públicas podem se inscrever gratuitamente. Particulares devem pagar uma taxa no valor de R$ 189

21/03/2015 20:02
Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 
está com inscrições abertas
Estão abertas até o dia 8 de abril as inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF). Podem participar alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas para escolas públicas, já  para as particulares é cobrada uma taxa no valor de R$ 189 como contribuição com o custeio das despesas administrativas do projeto. A inscrição deverá ser feita pela escola, que designará um professor como responsável pela olimpíada (professor-coordenador da MSF). Esse educador deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site http://www.redepoc.com/ até as 16h do dia 8 de abril.

A olimpíada possui somente uma fase e será realizada na própria escola em qualquer horário no dia 10 de abril. As provas são dissertativas e devem ser resolvidas em equipe por cada classe inscrita, sem o auxílio do professor. A avaliação tem três níveis: básico (para alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental); júnior (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e sênior (Ensino Médio). Cada prova tem uma questão em língua estrangeira - espanhol, francês e inglês –, que será escolhida pela classe.
Informações sobre os resultados e a premiação serão divulgados no site da MSF até 9 de junho. As escolas com classes premiadas receberão comunicado via e-mail. Clique aqui e confira o regulamento completo da competição.

Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras
O evento internacional Mathématiques sans Frontières foi criado em 1990 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques) e é organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.

No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF) é a seção brasileira do evento. No país, a competição é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento -, programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela inovação, pela Ciência e pela Tecnologia – com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, do Consed  (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Universidade Metodista de São Paulo e do Cenpec  (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitári),  instituição sem fins lucrativos ligada à Fundação Itaú Social.

Informações: Agência Minas