Polícia Federal faz operação contra crimes em venda de combustíveis - ALÔ ALÔ CIDADE

Polícia Federal faz operação contra crimes em venda de combustíveis

Compartilhar isso

Ação aconteceu em pelo menos 8 cidades do Sul de Minas.
Ao todo, 10 mandados de prisão temporária foram cumpridos

11/03/2015 10:41
A Polícia Federal realizou na tarde desta terça-feira (10) em pelo menos 8 municípios do Sul de Minas a "Operação Mandrake", que tem com objetivo de desarticular um grupo que atua em crimes relacionados à venda de combustíveis. Ao todo, 10 mandados de prisão temporária foram cumpridos. Alguns postos chegaram a ser fechados durante a operação.
Operação da Polícia Federal combate crimes contra combustíveis (Foto: Reprodução EPTV)

Conforme a PF, a Operação foi realizada nas cidades de Varginha, Três Corações, Campanha, Elói Mendes, Três Pontas, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Guaranésia. Além das prisões, foram cumpridos sete mandados de condução coercitiva, 37 mandados de busca e apreensão, bem como a apreensão de veículos, expedidos pelo juiz da 1ª. Vara Criminal de Varginha.

Participaram da operação 200 policiais federais, 21 policiais rodoviários federais e Auditores da Receita Federal do Brasil. Conforme a PF, o nome (Mandrake) é uma alusão ao mágico ilusionista, personagem de desenho animado, que enganava as pessoas utilizando de técnicas de hipnose.

Ainda segundo a PF, a investigação que levou à operação se concentrou em três frentes. Em primeiro, a manipulação do sistema de emissão de cupons fiscais, usado para a sonegação fiscal. Em segundo, a apuração de fraude do volume, entrada de combustível no tanque do veículo em quantidade menor àquela indicada no marcador da bomba. Em terceiro, a PF investiga a fraude na composição da gasolina comum. Segundo a polícia, durante a investigação, foi constatado que os postos investigados estariam vendendo gasolina com teor de álcool acima da permitida em sua composição. Em alguns postos, a mistura de álcool chegava a 45%, quando o permitido é de no máximo 25%.

Os presos e conduzidos podem responder pelos crimes de associação criminosa, crime contra a economia popular e ilícitos contra a ordem econômica e estoques de combustíveis. Todos serão levados para a delegacia da Polícia Federal em Varginha.

Informações: Polícia Federal
Leia mais em G1