Corpo de Bombeiros lança Operação Seca sem Fogo - ALÔ ALÔ CIDADE

Corpo de Bombeiros lança Operação Seca sem Fogo

Compartilhar isso

O objetivo desta operação é evitar a ocorrência dos grandes incêndios florestais


16/08/2015 22:13
Corpo de Bombeiros lança Operação Seca sem Fogo  - Fotos: Corpo de Bombeiros

Todos sabem que estamos na época mais seca do ano. Percebemos isso ao respirar, ao observamos a vegetação e ao constatamos o grande número de queimadas.

O 9º Batalhão de Bombeiros Militar no Sul de Minas lança a OPERAÇÃO SECA SEM FOGO com o objetivo de reduzir o número de incêndios que ocorrem dentro dos perímetros urbanos, principalmente em lotes vagos, onde os donos provocam o incêndio para “limpar o lote”. Outro objetivo desta operação, é evitar a ocorrência dos grandes incêndios florestais que infelizmente ocorrem nos parques e reservas, aumentando a degradação do meio ambiente que tanto lutamos para conservar.
Com a falta de chuvas e a baixa umidade relativa do ar em toda região Sul Mineira, ocorre uma seca generalizada de toda vegetação, o que facilita tanto a ignição do fogo como a propagação de incêndios. Portanto, solicitamos atenção redobrada da população, para que evitem atear fogo nos lotes, já que isso não só incomoda os vizinhos, mas contribui para um maior surto de doenças respiratórias e consequentemente, uma sobrecarga nos Sistemas de atendimento público à saúde.
A queima de vegetação propicia o aumento de animais e insetos, como ratos, serpente, escorpiões e marimbondos nas residências, pois estes fogem do fogo para um local mais seguro.
Evitem jogar lixo nos terrenos baldios, pois embalagens metálicas e de vidros, com a incidência de raio solar, servem de ignição para os focos de incêndio.
Convocamos toda população para esta Operação, que todos se conscientizem sobre os problemas atrelados aos fogos de artifício, balões, entre outros artefatos que são capazes de dar início a um incêndio, principalmente em uma época de estiagem.
É importante que cada cidadão se reconheça como responsável pela saúde pública de sua cidade e pela preservação de todo meio ambiente que o rodeia, isso implica em não soltar balões, fogos de artifício e acima de tudo, não provocar queimadas!
Seja um Bombeiro prevenindo queimadas e preservando a natureza bem como a vida.

O CORPO DE BOMBEIROS CONTA COM VOCÊ COMO PARCEIRO NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS!

Mais fotos:








Informações: Corpo de Bombeiros