Fiscais do IMA estão em greve desde segunda-feira por tempo indeterminado - ALÔ ALÔ CIDADE

Fiscais do IMA estão em greve desde segunda-feira por tempo indeterminado

Compartilhar isso

Os fiscais reivindicam o reajuste da gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade do órgão e a incorporação da gratificação por atividade de fiscalização agropecuária ao vencimento básico dos servidores 

22/08/2015 11:43
Uberaba - Foto: Portilho On Line

Pelo menos 80% dos fiscais em Minas estão de braços cruzados, barreiras sanitárias estão fechadas, frigoríficos sem fiscalização sanitária e também fiscalizações da área vegetal e animal estão comprometidos. Também são responsáveis pela fiscalização da segurança e qualidade de todos os produtos de origem animal e vegetal que chegam à mesa das famílias mineiras. Entre eles estão leite e derivados, ovos, carnes, pescados, vegetais, legumes e outros. O IMA controla e combate as doenças e pragas, por exemplo: Febre Aftosa, Brucelose, Tuberculose, Mormo, Anemia Infecciosa Equina, Peste Negra, Greening, Cancro Cítrico, Nematoide, Cancro da Videira, Sigatoka Negra, Moko da Bananeira, etc. Realiza projetos como o Projeto Sanitaristas Mirins, PASA e Certificação de Café.
Os fiscais reivindicam o reajuste da gratificação de Escolaridade, Desempenho e Produtividade do órgão e a incorporação da gratificação por atividade de fiscalização agropecuária ao vencimento básico dos servidores e, ainda, aprovação de um plano de carreira para os cargos e fiscal e fiscal assistente e assinatura de acordo para o pagamento do piso salarial nacional. “Nossa pauta é composta por ganhos que já foram concedidos, pelo governo do Estado, aos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e também aos professores”, ressalta.
Por se tratar de serviço essencial, o movimento grevista vai manter 30% dos servidores em serviço, como determina a legislação, mas ainda não houve consenso entre a entidade e a diretoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em relação às áreas que continuarão em atividade durante a greve.
No dia 19/08 os servidores compareceram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na Abertura do Plano Safra Nacional e Estadual da Agricultura Familiar 2015/2016, aonde o Secretário de Agricultura de Minas, disse “sinceramente não sei o que esta acontecendo” reportagem do Jornal Band Minas – Lançamento do Plano Safra.

Pedimos compreensão da população porque hoje somos considerados uns dos melhores órgãos de defesa do Brasil, mas não recebemos de acordo com a nossa responsabilidade. 

Para mais informações sobre a greve no site da AFA-MG - www.afamg.com.br

O Escritório de São Gonçalo do Sapucaí esta funcionando normalmente. O movimento esta nas regiões do Triangulo Mineiro, BH, Região Central, Norte, Noroeste e Zona da Mata.



Informações: IMA