Governador recebe comitiva Japonesa para mostrar estrutura de MG para as Olimpíadas 2016 - ALÔ ALÔ CIDADE

Governador recebe comitiva Japonesa para mostrar estrutura de MG para as Olimpíadas 2016

Compartilhar isso

Além de estreitar as relações, trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado vai auxiliar a província de Yamanashi nos Jogos de 2020, que terão Tóquio como sede


21/08/2015 01:44
Governador recebe comitiva Japonesa para mostrar estrutura de MG para as Olimpíadas 2016 -
Fotos: Manoel Marques/Imprensa MG

O governador Fernando Pimentel recebeu nesta quinta-feira (20/8), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o vice-governador da província de Yamanashi, no Japão, Makoto Yamashita. O objetivo da comitiva japonesa é conhecer o papel de Minas Gerais nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016, e, assim, auxiliar a província nos Jogos Olímpicos de 2020, que terão Tóquio como sede. Durante a visita, foi assinado um protocolo de cooperação mútua entre Minas e Yamanashi.
O chefe da Assessoria Internacional do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, responsável pelo encontro, explica que Minas Gerais está servindo de exemplo para Yamanashi, que terá papel semelhante aos do Estado nas Olímpiadas, ao receber delegações e sediar torneios de futebol.
“O que os traz aqui é o interesse na organização do Estado para a realização das Olimpíadas. O papel que eles vão cumprir nas Olimpíadas de Tóquio é muito semelhante ao que nós vamos cumprir nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”, explica Perpétuo. “Mas nós estamos aproveitando o encontro para aprofundar as relações futuras de comércio, de trocas culturais e de trocas técnicas em políticas públicas, como nas questões da inovação e das tecnologias avançadas”, completa.
Antes da visita ao governador, a comitiva japonesa participou de reuniões com representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e visitou instalações esportivas. Os japoneses ainda conhecerão o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e o Conjunto Moderno da Pampulha, além de acompanhar um concerto da Orquestra Filarmônica.

Estratégia
Desde o início do ano, a Assessoria Internacional do Governo de Minas Gerais desenvolve um conjunto de ações estratégicas de posicionamento e alinhamento do Estado com outros países, assim como também vem fazendo o Governo Federal.
Já estiveram na capital para encontros com Fernando Pimentel integrantes do Fórum Empresarial do Mercosul, além das comitivas da Suécia e da Tailândia. Em outubro, está prevista uma reunião com representantes do Qatar. O governador também já esteve em Portugal e na França para estreitar as relações econômicas e culturais.

Informações: Governo de Minas