Hackers invadem sistema interno da Prefeitura de Guaranésia, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Hackers invadem sistema interno da Prefeitura de Guaranésia, MG

Compartilhar isso

Diversos serviços administrativos foram paralisados após a invasão. Criminosos pedem três mil dólares para desbloquear o sistema.


03/09/2015 22:28
Mensagem na página da Prefeitura de Guaranésia (MG) pede um resgate de US$ 3 mil pelos dados criptografados (Foto: Reprodução EPTV)
Diversos serviços administrativos da Prefeitura de Guaranésia (MG) foram paralisados depois que o sistema interno dos computadores foi invadido por hackers especializados em descobrir senhas e códigos de programas. Em uma forma de sequestro virtual, os criminosos pediram três mil dólares para desbloquear o sistema.

Os hackers criptografaram o sistema de diversos setores, como estoque, compras e tributos. "Um dos arquivos que ficou no nosso servidor, nós passamos para um especialista de segurança, um professor da Unesp, de Ribeirão Preto. Ele nos disse que essa senha é muito difícil de ser quebrada, são 180 caracteres diferenciados entre número, letras, símbolos e sinais, que são dificilmente quebrados", explica Sérgio Donizetti Cláudio, que é responsável pela área de informática na prefeitura.

Em uma mensagem escrita em inglês, os invasores exigem o pagamento para revelar a senha que libera o acesso ao servidores. O prefeito João Carlos Minchillo diz que isto está fora de cogitação.

"A prefeitura não pode pagar nenhuma despesa que não seja comprovada, que não seja realizada. Então, em termos de pagamento, assunto liquidado de imediato", afirma o prefeito.

A ação provocou transtornos no departamento de licitação. Na segunda-feira (31), representantes de 16 empresas estiveram na prefeitura para participar de um processo licitatório para a compra de medicamento, mas como o sistema ainda está bloqueado, o procedimento vai ter que ser remarcado. Sistemas como o de saúde e educação não foram afetados, porque os dados ficam em outros servidores.

O trabalho de reconfiguração do servidor só deve termina nesta sexta-feira (4). De acordo com o delegado de Guaranésia, Walter Tizianel, a Polícia Civil vai recolher os computadores da prefeitura para uma perícia técnica.

Informações Prefeitura de Guaranésia
Fonte: G1