Circuito Liberdade abre inscrições para edital “Jovens Artistas Mineiros 2016” - ALÔ ALÔ CIDADE

Circuito Liberdade abre inscrições para edital “Jovens Artistas Mineiros 2016”

Compartilhar isso

Edital contempla artistas nascidos ou residentes em Minas, com idade até 35 anos. Serão selecionadas até quatro propostas com premiação de R$ 7 mil

27/10/2015 20:01
Memorial Minas Gerais Vale - Foto/divulgação
O Memorial Minas Gerais Vale, espaço que integra o Circuito Liberdade, abre inscrições para o edital Jovens Artistas 2016. A oportunidade é direcionada a artistas nascidos ou residentes em Minas Gerais para apresentação de trabalhos nas salas de exposição temporária do museu. Serão selecionadas até quatro propostas para ocupação de uma das salas ou ambas, simultaneamente. Os artistas selecionados receberão prêmio no valor de R$ 7 mil, além da cobertura de custos com transporte das obras, montagem, divulgação e atividades de apoio. Interessados devem se inscrever até 22 de novembro de 2015, preenchendo a ficha de inscrição disponível no www.editalmemorialvale.com.br.
Poderão se inscrever artistas com até 35 anos (nascidos a partir de 1980), individuais ou em grupo, com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem. Artistas não residentes em Belo Horizonte ainda terão garantidas suas despesas de viagem, alimentação e hospedagem por períodos de tempo negociados e determinados – montagem, abertura da exposição e desmontagem. “A proposta do edital é valorizar os jovens artistas mineiros, destacando o talento e a diversidade de formas e olhares da nossa terra”, destaca o gerente do Memorial Minas Gerais Vale, Wagner Tameirão. Os trabalhos aprovados ficam disponíveis para apreciação do público por cerca de dois meses.
A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão composta por especialistas em duas etapas: a primeira, análise da proposta enviada; e a segunda, entrevista com o artista, presencial ou virtual. O edital está disponível no site www.editalmemorialvale.com.br.
Desde a abertura do edital de ocupação do museu, em 2013, o espaço já apresentou onze exposições contempladas pelo projeto: (Ciclo 2013/2014) ‘Entre’, de Carolina Cordeiro; ‘América, Sacco e Vanzetti’, de Ricardo Burgarelli; ‘Guerra dos perdidos’, de Ricardo Burgarelli e Luísa Horta; ‘Enquanto te esperava’, de Camila Otto; ‘O que não é vasto é raso’, de Renata Laguardia; ‘O Livro da dúvida – capítulo 1 – Adentrando o falto’, de Estandelau. (Ciclo 2014/2015) ‘Monumento vidraça, monumento ruína’, de Daniel Bilac; ‘Dupla dobra’, de Marina R.B; ‘Cinza Fluorescente’, de Walter Gam; ‘Fachada’, de C.L. Salvaro; e ‘Célula/vaga’, de Daniella Domingues.

Informações: Governo de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário