18 cães de caça são apreendidos pela PM de Meio Ambiente em São Gonçalo do Sapucaí, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

18 cães de caça são apreendidos pela PM de Meio Ambiente em São Gonçalo do Sapucaí, MG

Compartilhar isso

Dois autores foram presos em flagrante delito

21/12/2015 17:07
A apreensão foi na manhã de ontem (20), por volta das 10:30hs, onde a Polícia Militar de Meio Ambiente, mediante denúncia sobre prática de caça de animais silvestres, compareceu ao bairro Conquista, em São Gonçalo do Sapucaí, MG. 
18 cães de caça são apreendidos pela PM de Meio Ambiente em São Gonçalo do Sapucaí, MG - Fotos: PMMA

Segundo informações dos Militares, no local, os autores P.J.D. de 50 anos e D.S.F.F. de 38 de anos, percorriam região de matas, e às margens do Ribeirão Conquista, montados a cavalo, tocando buzinas e acompanhados de aproximadamente 20 cães da raça "Foxhound americanos”, ou popularmente conhecidos como “Cachorro Americano” comumente utilizados e treinados para caçar.
Os moradores do local relataram que os caçadores estão frequentando a região já há algum tempo, sempre aos domingos, e que na data de 13/12/2015 os cães de caça abateram um Veado-Campeiro.
Os autores estavam acompanhados por muitos cães caçadores e ofereceram certa resistência durante a abordagem, sendo necessário o emprego de técnicas moderadas de imobilização.

Ainda segundo informações da Polícia, com os autores contidos, foram constatadas em poder dos mesmos, duas "Buzinas" utilizadas para orientação dos cães e alguns apetrechos utilizados para praticar a caça. Foram apreendidas 02 “Buzinas de Caça", 02 Alicates que são utilizados para cortar cercas de arame, 02 arreios velhos, 02 baldranas, 04 pelegos/Bacheiros, 02 alforges velhos de couro, 02 Poncho/Capa de chuva, 02 freios inox, 03 aparelhos celulares, 02 facões, 02 pares de "perneiras" e 02 canivetes. Também foram apreendidos 2 cavalos, os quais estavam montados os autores, juntamente com 18 cães da raça "Foxhound americano. Dois cães embrenharam-se no mato fechado, não possibilitando sua captura/apreensão. Os cães apresentam sinais de maus tratos, muitos estão exaustos e sem alimentação. 07 cães apresentam ferimentos, dois com sangramento, sendo que três estão com quadro de desnutrição. Uma cadela que deu cria faz poucos dias, fora retirada do aleitamento de seus filhotes pelos autores, para compor a matilha de cães de caça, inclusive vertendo leite de suas mamas. 

Alguns cães estão acometidos pela incidência de parasitas como bernes e uma cadela apresenta certa enfermidade que já está com infecção. Os cavalos estão em aparente bom estado de saúde física.
Do exposto, os autores foram presos em flagrante delito, sendo conduzidos e apresentados à autoridade policial, juntamente com os apetrechos apreendidos para demais providências. Os 18 cães e os 02 cavalos ficaram com o depositário fiel.

Informações: Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª Cia PM Ind MAT