Governador entrega 24 ambulâncias para o Samu a municípios mineiros - ALÔ ALÔ CIDADE

Governador entrega 24 ambulâncias para o Samu a municípios mineiros

Compartilhar isso

Pimentel ressaltou a necessidade de regionalizar as políticas públicas de saúde para melhorar a qualidade do atendimento médico da população

28/01/2016 00:35
Governador entrega 24 ambulâncias para o Samu a municípios mineiros - Fotos: Manoel Marques/Imprensa MG

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta quarta-feira (27/1), em Belo Horizonte, 24 ambulâncias a 11 municípios e três consórcios de saúde, que contam com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Ao lado do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, Pimentel ressaltou a relevância do serviço para atendimentos de urgência e emergência e os investimentos feitos pela sua gestão para aprimorar a área.
“Temos um carinho muito grande pelo Samu, porque a gente contribuiu para a criação deste serviço. Somos testemunhas desse serviço inestimável. O atendimento do Samu, com toda a certeza, contribuiu para aumentar a expectativa de vida da população”, afirmou o governador, lembrando sua participação, em 1993, na criação do Samu pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), quando era secretário municipal da Fazenda.
Fernando Pimentel destacou os recentes convênios assinados por ele para implantar Samus regionais em Minas Gerais. “Esse carinho que temos com o Samu nos levou, nesse primeiro ano, a ter uma preocupação em renovar as frotas. Assinamos quatro novos convênios com consórcios para implantar Samus regionais em Uberlândia, Ipatinga, Divinópolis e Governador Valadares”, explicou.
Esses quatro municípios serão a base do serviço e atenderão outras 167 cidades. “Aos poucos, nós vamos chegar com atendimento do Samu aos 853 municípios de Minas Gerais. Acho que isso é um dever nosso, é um compromisso do governo cuidar da saúde como prioridade absoluta”, completou o governador.

Investimentos
Em Ipatinga, Patos de Minas, Poços de Caldas, Uberaba e Governador Valadares, que já contam com o serviço de Samu municipal, haverá um processo de regionalização, permitindo atendimento a mais municípios. Também receberão ambulâncias Montes Claros, Barbacena e Teófilo Otoni, que já têm o serviço regionalizado e integram consórcios. Hoje, a frota dos Samus Regionais e Municipais existentes no Estado é de 246 ambulâncias.
Com investimento da ordem de R$ 3,3 milhões, os veículos entregues foram doados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado de Saúde, que os repassou aos municípios como parte da política de renovação da frota de ambulâncias. Além disso, o Governo de Minas Gerais está adquirindo outras 300 ambulâncias, com investimento total de cerca de R$ 37 milhões.
A coordenadora-geral do Samu de Sete Lagoas, no Território Metropolitano, Sandra Luzia Rocha Moss, ressalta os benefícios da entrega das novas unidades móveis para o atendimento da população.
“Vai ampliar o atendimento no Estado e a melhorar da qualidade da assistência, além de reduzir os custos em manutenção com os veículos. Também vai gerar maior reserva técnica de ambulâncias, proporcionando maior segurança da equipe ao prestar o atendimento. Nós nos sentimos imensamente honrados em fazer parte de uma gestão firmemente comprometida com o desenvolvimento da saúde em nosso Estado e que tem dado reiteradas mostras de seriedade nos serviços de urgência e emergência”, afirmou.
Também participaram da cerimônia secretários de Estado, deputados federais e estaduais, socorristas do Samu de toda Minas Gerais, entre outros.

Municípios contemplados
Barbacena
Ipatinga
Poços de Caldas
Belo Horizonte
Itabira
Sete Lagoas
Betim
Montes Claros
Teófilo Otoni
Contagem
Ouro Preto
Uberaba
Governador Valadares
Patos de Minas

Informações: Governo de Minas Gerais