Rio 2016 lança concurso cultural de selos comemorativos com os Correios - ALÔ ALÔ CIDADE

Rio 2016 lança concurso cultural de selos comemorativos com os Correios

Compartilhar isso

Desenhos criativos podem virar selos dos Jogos Rio 2016. Interessados devem enviar desenhos no aplicativo Meu Rio 2016 para estampar exemplares da coleção de itens raros dos Jogos

24/03/2016
Os irmãos Athos e Helena já inscreveram seus desenhos no app Meu Rio 2016 (Foto: Rio 2016/Alex Ferro) 

Tem novo desafio no aplicativo Meu Rio 2016: o concurso cultural Nossos Selos Rio 2016 entrou no ar nesta segunda-feira (21). Criativos (a partir de 8 anos e sem idade limite) que enviarem desenhos com o tema “O que mais te inspira no espírito Olímpico e Paralímpico” podem virar autores de selos comemorativos dos Jogos Rio 2016. Os selos oficiais - que já têm edições com os esportes e mascotes - são objetos de desejo de colecionadores.

No concurso do aplicativo Meu Rio 2016, 16 desenhos selecionados serão transformados em selos comemorativos pelos Correios, como também podem estampar outros produtos dos Jogos. A cartela de selos composta pelas ilustrações vencedoras no concurso terá uma tiragem de 45 mil exemplares, disponíveis para compra a partir de junho deste ano.

Como se inscrever?
As inscrições são feitas no aplicativo Meu Rio 2016 - disponível na App Store e Google Play - ou no link www.rio2016.com/meu-rio-2016. No ato do cadastro precisam ser informados dados pessoais, bem como os dados do responsável legal, no caso de participantes menores de 18 anos. Cada participante poderá submeter até três desenhos diferentes.

Quem já está dentro?
Os irmãos Athos e Helena Spilborghs, de 9 e 8 anos, reservaram o fim de semana para caprichar nos desenhos e se inscrever no concurso Nossos Selos. Fãs da série Vinicius & Tom – Divertidos por Natureza - animação exibida no Cartoon Network -, eles retrataram os mascotes dos Jogos. “Meu pai, sempre que pode, me leva em eventos-teste de esportes Olímpicos e Paralímpicos. Por isso, desenhei os dois mascotes como jogadores de basquete”, conta Athos.

“É uma oportunidade do espectador fazer parte dos Jogos, onde a paixão pelo esporte, a criatividade e a originalidade serão os principais critérios de avaliação”
Sylmara Multini, diretora de Licenciamento e Varejo do Comitê Rio 2016
Os selos comemorativos Rio 2016 têm uma coleção estampada com os mascotes 

Mas o que selos têm a ver com os Jogos?
Para grande parte da população, selos servem apenas para op envio de cartas. Já para os filatélicos (colecionadores de selos), a busca por exemplares raros tem um prazer especial.
Chamados de selos comemorativos, os itens com temas específicos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos se destacam por suas histórias e ilustrações. Uma tradição que faz parte da história dos Jogos. Confira a lista de fatos curiosos da relação dos selos comemorativos com os Jogos:

1. Considerados os primeiros da Era Moderna, os Jogos Atenas 1896 foram financiados com negociação de um conjunto de selos comemorativos. A ideia partiu dos organizadores, que sugeriram ao governo que emitisse uma série de selos e medalhas com o tema dos Jogos. Com o lucro foi possível construir a infraestrutura para competições de dez modalidades esportivas: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, tiro, natação, tênis, levantamento de peso e remo.

2. Nos Jogos Pequim 2008, os organizadores lançaram selos desdobráveis, que ficaram disponíveis em uma exposição dedicada à filatelia e podiam ser usados pelos visitantes para a montagem de peças especiais ou, melhor, cubo de selos. Na mesma exposição, era possível conferir uma linha do tempo com os principais selos comemorativos lançados em Jogos Olímpicos.

3. Ainda em 2008, mas já mirando os Jogos de Londres, as empresas de serviço postal da Grã-Bretanha e da China se juntaram para lançar um conjunto especial de quatro selos para comemorar a entrega da bandeira Olímpica entre as cidades-sede. O conjunto se destacou não só pela união dos dois países, mas também pelas ilustrações criativas, que uniam o antigo e o novo.

4. Em Londres 2012, milhares de selos foram colocados à venda em tempo recorde durante os Jogos. Em homenagem aos atletas britânicos que conquistaram medalhas de ouro, a empresa de serviço postal do Reino Unido Royal Mail e uma equipe de designers acompanharam cada competição para reproduzir selos que retratavam o momento da conquista do primeiro lugar. Em 24 horas, novos exemplares eram distribuídos nos pontos de venda de Londres.
E nos Jogos Rio 2016?

O programa de selos comemorativos do Rio 2016 já lançou três séries de esportes Olímpicos e Paralímpicos, além dos blocos de selos com os mascotes Vinicius e Tom. Com um destaque: os exemplares com inscrições em braile – é a primeira vez que uma edição dos Jogos lança selos acessíveis. Tanto os blocos quanto as cartelas das três séries estão à venda nas lojas dos Correios.

Clique na imagem para baixar o aplicativo:


Informações: http://www.rio2016.com/meu-rio-2016/