Presídio de Pouso Alegre abre Ensino Médio para detentos em novas salas de aula - ALÔ ALÔ CIDADE

Presídio de Pouso Alegre abre Ensino Médio para detentos em novas salas de aula

Compartilhar isso

As cinco novas salas, quatro para as aulas e uma multimídia, equipadas com mobiliário novo, já acolhem 60 presos divididos entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, no turno da tarde

12/04/2016
O segundo endereço da Escola Estadual Ana Augusta Garcia de Faria foi inaugurado recentemente dentro do Presídio de Pouso Alegre, no Território Sul. A boa notícia é que a partir deste mês os detentos poderão dar continuidade aos estudos no Ensino Médio. O presídio só ofertava o Ensino Fundamental por falta de espaço físico adequado. A iniciativa se concretizou graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Presídio de Pouso Alegre abre Ensino Médio para detentos em novas salas de aula - Foto: Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG

Antes da construção das novas instalações da escola, os detentos estudavam em salas que eram, na prática, celas dentro dos pavilhões. Essa condição demandava cuidados maiores da segurança na entrada e saída de professores. Já a concentração dos detentos era prejudicada pelo alto nível de ruído vindo das celas e corredores.

As cinco novas salas, quatro para as aulas e uma multimídia, equipadas com mobiliário novo, já acolhem 60 presos divididos entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, no turno da tarde. Todos os móveis e equipamentos foram adquiridos pela SEE.

Para o diretor geral do presídio, Sérgio Morais, a implantação do Ensino Médio no sistema prisional, prevista em lei federal sancionada no ano passado, dá ao preso chances muito maiores de obter uma fonte de renda lícita, favorecendo, desse modo, sua reinserção na sociedade.

Informações: Governo de Minas