Sedese capacita trabalhadores e gestores do SUAS em Varginha - ALÔ ALÔ CIDADE

Sedese capacita trabalhadores e gestores do SUAS em Varginha

Compartilhar isso

Os dois primeiros cursos têm aula inaugural marcada para o dia 29 de agosto 


30/08/2016

Começam em agosto as primeiras turmas do Capacita Suas em Varginha, no Território Sul. O município é um dos 21 polos de capacitação do Programa Qualifica Suas, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).
A aula inaugural dos cursos de Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas e Gestão Orçamentária e Financeira do Suas será ministrada pela Assessora Organizacional da Diretoria de Capacitação de Gestores e Conselheiros de Assistência Social, Fabyane Kássia, no dia 29 de agosto, ás 8 horas, no Campus 1 da Unis-MG, Avenida Coronel José Alves, 256, Bairro Vila Pinto.
“Neste segundo semestre, o Capacita Suas é uma das ações mais importantes da Sedese. Todo o corpo dirigente, e eu faço questão de participar, está envolvido nas aulas inaugurais. Queremos também escutar e nos aproximar dos municípios, saber qual é a avaliação dessa proposta de capacitação. É a primeira vez que Minas Gerais faz o Capacita Suas de forma descentralizada, levando as universidades próximas aos municípios, para que não tenham que vir todos a BH,” analisa a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha.
As primeiras turmas do Capacita Suas começam este mês em oito, dos 21 polos de capacitação estrategicamente distribuídos pelo estado.  As aulas inaugurais serão ministradas nos municípios de Paracatu, Varginha, Araçuaí, Patos de Minas, Poços de Caldas, Almenara, Passos e Ituiutaba.
No polo de capacitação de Varginha, serão oferecidas quatro turmas de cada curso, com início das aulas marcados para 15 e 29 de agosto, e 12 e 26 de setembro, com um total de 328 vagas, divididas entre os municípios de Aiuruoca, Alfenas, Alterosa, Areado, Baependi, Boa Esperança, Brasópolis, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí,  Cambuquira,  Campanha,  Campo do Meio,  Campos Gerais,  Careaçu,  Carmo da Cachoeira, Carmo de Minas, Carvalhópolis, Caxambu,  Conceição das Pedras,  Conceição do Rio Verde, Conceição dos Ouros,  Consolação,  Coqueiral,  Cordislândia,  Córrego do Bom Jesus,  Cristina,  Cruzília,  Delfim Moreira,  Dom Viçoso, Elói Mendes, Espirito Santo do Dourado, Estiva, Extrema, Fama, Varginha, Gonçalves,  Guapé, Heliodora, Ilicínea, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Itapeva, Jesuânia, Lambari, Luminárias, Machado, Maria da Fé, Marmelópolis, Monsenhor Paulo, Natércia, Nepomuceno, Olímpio Noronha, Paraguaçu, Paraisópolis, Passa Quatro, Pedralva, Perdões, Piranguçu, Piranguinho,  Poço Fundo, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita do Sapucaí, Santana da Vargem,  São Bento do Abade, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, São José do Alegre,  São Lourenço, São Sebastião da Bela Vista, São Thomé das Letras e Sapucaí Mirim.
Somente em agosto, a Sedese oferece 12 turmas, com 470 vagas, em oito polos de capacitação, para os cursos de Gestão Orçamentária e Financeira do Suas; e Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas.

CAPACITA SUAS -  AGOSTO 2016
Polo de capacitação
Curso
Vagas
Aula Inaugural
Paracatu
Atualização PSB do Suas
36

15 de agosto

Varginha
Gestão do Suas
41
Atualização PSB do Suas
41
Araçuaí
Gestão do Suas
46

22 de agosto

Poços de Caldas
Gestão do Suas
36
Atualização PSB do Suas
36
Patos de Minas
Atualização PSB do Suas
44
Passos
Atualização PSB do Suas
40

29 de agosto


Varginha
Gestão do Suas
41
Atualização PSB do Suas
41
Almenara
Gestão do Suas
36
Ituiutaba
Gestão do Suas
32


Até o final do ano, nos dois cursos serão oferecidas mais 3.026 vagas, em 78 novas turmas nos demais 13 polos de capacitação. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016. A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.
A Sedese custeará hospedagem com quatro diárias e quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar) para os participantes dos municípios distantes mais de 70 quilômetros dos polos de capacitação, e duas refeições (almoço e lanche) para os participantes dos municípios distantes menos de 70 quilômetros dos polos de capacitação. Além disso, toda parte pedagógica está sendo coordenada pela Sedese. Somente nesta primeira fase do Capacita Suas, o investimento é de mais de R$ 4 milhões, entre recursos federal e estadual.
O cronograma, o material pedagógico, a relação dos polos de capacitação e a lista de municípios contemplados com hospedagem podem ser acessados em http://social.mg.gov.br/component/gmg/page/3440-curso_capacita_suas.
Varginha no Qualifica Suas
O município já possui o Plano de Ação que define as ações e medidas para o gasto qualificado de recursos públicos, estadual e federal, parado em conta municipal, resultado esperado para o Eixo 1 do Programa Qualifica Suas.
Varginha integra um grupo de 257 cidades, identificadas em diagnóstico realizado pela Sedese com expressivo recurso público parado, cerca de 200 milhões (em dezembro de 2014). Em agosto de 2015, a secretaria lançou o Programa Qualifica Suas, que em seu primeiro eixo propôs a prestação de assessoramento técnico aos municípios para aplicação dos recursos da assistência social. A ação foi realizada, de acordo com as necessidades dos municípios, por meio de oficina, seminário e visita de apoio técnico.
No dia 19 de maio, o município recebeu visita técnica de equipe da Sedese, para o assessoramento técnico, com o prosseguimento deste trabalho assumido pela Diretoria Regional da Sedese em Varginha. Representante do município esteve em Belo Horizonte, a convite da secretaria, para participar da Oficina de Validação de Conteúdo do Caderno de Orientações sobre a Proteção Social Básica, realizada em 30 de junho, na Cidade Administrativa.
No Território Sul, além de Varginha, os municípios de Albertina, Andradas, Bom Repouso, Botelhos, Bueno Brandão, Campestre, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino, Pouso Alegre, Tocos do Moji, Itajubá, Nepomuceno e Poços de Caldas receberam assessoramento técnico da Sedese e  elaboraram o Plano de Ação Customizado.
O Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. A partir do segundo semestre de 2016 tem início a primeira fase do Capacita Suas, com a oferta de dois cursos. Para 2017 e 2018 estão previstos os cursos: Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas; e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial, beneficiando quase 10 mil profissionais em todo o estado.
Inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG – 2016/2019), e com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) e Associação Mineira de Municípios (AMM), o Programa Qualifica Suas propõe um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas, da melhoria dos indicadores do Suas, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas, à adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas do Suas e a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

Fonte: Governo de Minas