Calendário de vacinação tem mudanças em 2016: veja quais são - ALÔ ALÔ CIDADE

Calendário de vacinação tem mudanças em 2016: veja quais são

Compartilhar isso

Mudou o esquema de vacinação contra HPV, pólio, meningite e pneumonia.
Ministério da Saúde anunciou mudanças.

23/09/2016
De 19 a 30 de setembro acontece em todo o país as campanhas de Multivacinação e de atualização do cartão de vacinação. Este ano, a ação é voltada para menores de cinco anos e para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Entre as vacinas que devem ser atualizadas está a vacina contra poliomielite. Entretanto, nem todas as crianças deverão ser vacinadas, somente as que estão com ela em atraso.

Ouça:



As Doses devem ser aplicadas nas seguintes idades:

2 meses (VIP- vacina inativada)

4 meses (VIP- vacina inativada)

6 meses (VIP- vacina inativada)

15 meses (VOPb – vacina oral)

4 anos (VOPb – vacina oral)

Em caso de dúvida, durante a campanha de atualização do cartão de vacinação (19 a 30 de setembro), basta levar o cartão da criança a um posto de vacinação. O Dia D de Mobilização será no sábado, 24 de setembro, mas a campanha se inicia na próxima segunda-feira (19/09) e vai até 30 de setembro.

Ao todo, foram enviadas às unidades da federação 26,8 milhões de doses, que serve tanto para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões), como doses extras para a campanha (19,2 milhões). Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.

Cartão de Vacinação

Trata-se de um documento indispensável durante o desenvolvimento de uma criança, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. No entanto, adolescente e adultos também devem manter suas vacinas em dia.

Caso não esteja de posse do cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado que o usuário procure o serviço de saúde que costuma vacinar ou que faça parte de seu território de abrangência. Lá, ele terá o chamado “cartão espelho”, no qual ficam arquivados os registros de doses que foram aplicadas.

Clique aqui para baixar o cartão de vacinação para meninas.
Clique aqui para baixar o cartão de vacinação para meninos.