Fernando Pimentel diz que não fará ajuste fiscal às custas do servidor público - ALÔ ALÔ CIDADE

Fernando Pimentel diz que não fará ajuste fiscal às custas do servidor público

Compartilhar isso

Em Lavras, governador entregou 19 veículos para a Polícia Militar, que serão usados no policiamento urbano, rural e de meio ambiente

14/02/2017
O governador Fernando Pimentel entregou nesta terça-feira (14/2), em Lavras, Território Sul, 19 viaturas para a Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo é melhorar as condições de trabalho dos policiais e atender melhor à população, seguindo a uma reivindicação surgida durante os Fóruns Regionais de Governo. Os veículos serão destinados a atendimento aos municípios de Lavras, Perdões, Ijaci e Nepomuceno, todos da área de abrangência da 6ª Região da Polícia Militar (RPM).
Fernando Pimentel diz que não fará ajuste fiscal às custas do servidor público - Fotos: Veronica Manevy/Imprensa MG
















Pimentel afirmou que Minas Gerais quer dar um exemplo ao Brasil de valorização do servidor público, de empenho e harmonia entre os poderes. “Essas receitas falaciosas, que querem atribuir ao servidor público a culpa pelo déficit, nós repudiamos. Nós jamais faremos qualquer tipo de violência, de agressão aos direitos dos trabalhadores do setor público, especialmente do setor da segurança. E vamos continuar buscando o equilíbrio das contas, com economia, com produção de resultados. Nós jamais faremos qualquer tipo de ajuste fiscal que fira os direitos dos trabalhadores do setor público até porque, sem policiais não tem segurança pública, sem médicos não tem saúde, sem professores não tem educação”, assegurou.

Para o governador, essa atitude do Estado de Minas Gerais está ligada ao “momento delicado pelo qual passa o Brasil hoje”. “É a mais grave crise política, institucional e econômica da nossa história. Em Minas Gerais estamos enfrentando a crise com trabalho, dedicação e, acima de tudo, serenidade. Conseguimos construir um ambiente de harmonia entre os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que, em Minas Gerais, marcham juntos na mesma direção, compartilham das dificuldades e buscam soluções para a sociedade. E todas as forças públicas de segurança se beneficiam desse ambiente no nosso Estado”, explicou.

Por fim, o governador valorizou a Polícia Militar de Minas Gerais e destacou a importância de um novo modelo de gestão com a locação de veículos para as forças de segurança pública. “Eu não tenho medo de afirmar que nós temos a melhor força pública, a melhor Polícia Militar do Brasil e queremos que continue assim. Um exemplo está aqui. Essa frota nova que está sendo entregue agora é fruto de modelo novo de gestão pública, que é o modelo de locação de veículos. Esses veículos são alugados por um prazo de dois anos, depois são renovados pela empresa que nos aluga e, com isso, fazemos reduzir sensivelmente o custo de manutenção, que é muito alto no caso da Polícia Militar. Ou seja, estamos buscando economia com eficiência e resultados, sem ferir os diretos dos trabalhadores do setor público”, finalizou Fernando Pimentel.


Valorização
Para o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, essas entregas mostram o apoio do Governo, desde o início da nova gestão, para reforçar a segurança pública em todo o estado. “Esse apoio vem representando melhorias na segurança em Minas Gerais. Esses investimentos trazem para nós, policiais militares, motivação para o trabalho, maior capacidade de reação para as nossas ações policiais. Essa nova política de locação de veículos, obviamente, também desonera a Polícia Militar da manutenção dessas viaturas. Então, temos o compromisso com a sociedade do nosso estado de devolver à população mineira algo que ela vem perdendo com o tempo, que é a sensação de segurança”, afirmou.
O prefeito de Lavras, José Cherem, destacou o planejamento do Governo para retomar os projetos de cidadania e a manutenção de uma estabilidade social. “Temos aqui hoje uma das respostas efetivas do trabalho realizado nos Fóruns Regionais que são, na verdade, a voz da população sendo ouvida pelo seu Governo, que sente nesse gesto o resultado prático de tal política. Esse ato mostra a preocupação com os servidores públicos da melhor Polícia Militar do Brasil, com os cidadãos, com cada um de nós”, disse. 


Entrega de viaturas
Em dezembro de 2015, ao fazer a entrega de 113 automóveis à corporação, o governador Fernando Pimentel fez o anúncio do Projeto de Locação de Veículos, que tem como meta incorporar 2.350 viaturas à frota da Polícia Militar em 247 municípios. O investimento total é de R$ 400 milhões.
As primeiras entregas ocorreram em abril do ano passado, incluindo 850 veículos para 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Todas as novas viaturas são de última geração, equipadas com xadrez, GPS de navegação e localização, sinalizador strobo LED (luminoso mais poderoso) e rádio digital com melhor transmissão e que não permite interferência de sinal.
Somente na segunda fase do projeto, iniciada na terça-feira (7/2), em Ipatinga, com a entrega de 40 veículos, e na terceira, que deverá ser iniciada também neste ano, está prevista a entrega de mais 625 veículos locados, com investimento da ordem de R$ 139,25 milhões. Já foram entregues, também, 61 veículos, em Governador Valadares, para a 8ª RPM, e 30, em Teófilo Otoni, para a 15ª RPM. Todos esses recursos são provenientes do Governo do Estado.
Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, parlamentares federais e estaduais, prefeitos, vereadores e demais lideranças da região.