Governo de Minas Gerais entrega 14ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés mineiros - ALÔ ALÔ CIDADE

Governo de Minas Gerais entrega 14ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés mineiros

Compartilhar isso

Secretário Pedro Leitão, que representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia, destacou investimentos do Estado no setor cafeeiro e na agricultura do Estado.

04/12/2017
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, participou nesta segunda-feira (04/12), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, da solenidade de encerramento da 14ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Ele representou o governador Fernando Pimentel, que se reuniu com os ministros das Cidades, Alexandre Baldy, e da Integração Nacional, Helder Barbalho, para discutir a situação dos municípios mineiros mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias.

Este é o maior concurso do país e, neste ano, recebeu 2.060 inscrições, o maior número da história do certame.  Ao longo do processo, os jurados provaram mais de 24,6 mil xícaras da bebida e selecionaram 33 finalistas, divididos em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

Governo de Minas Gerais entrega 14ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés mineiros - Fotos: Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG
Em discurso, o secretário Pedro Leitão afirmou que, apesar da crise financeira no Estado e no país, a agropecuária e a cafeicultura estão ajudando no desenvolvimento do Estado. “Hoje é um dia de festa, de celebração. A cafeicultura dá uma resposta ao Estado e ao Brasil. Através da política pública, Minas está avançando no café, dando mais oportunidades e renda para o trabalhador. O governador Fernando Pimentel tem grande carinho pela cafeicultura e é um grande incentivador, assim como todo o seu governo”, disse, reforçando ainda a tradição e “qualidade imponente” do café mineiro. 

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Glênio Martins, destacou que, mais do que a entrega dessa premiação, a empresa tem se preocupado em investir na produção do café mineiro. “Temos o certificado do café mineiro, investimos na qualidade. Por isso, acredito que a Emater é o maior patrimônio público do agricultor familiar. A cafeicultura mineira segue forte, disputando mercados internacionais”, garantiu.

O concurso é um dos pilares do Certifica Minas Café, o maior programa de certificação de propriedades cafeeiras do Brasil, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater-MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).  Pelo programa, a Emater oferece aos produtores assistência técnica que aborda desde o sistema de produção até a relação de trabalho. São 103 itens verificados, que garantem uma produção de qualidade, rentável e com sustentabilidade. Atualmente, Minas Gerais conta com 1.230 propriedades certificadas pelo programa e outras 600 em processo de certificação.

CEO da Atlantica Coffee, Rogério Schiavo, destacou a honra em poder participar anualmente dessa premiação. “Para nós é um orgulho muito grande poder apoiar desse evento, que premia a parte mais importante desse processo de produção do café, que são os produtores, os cafeicultores. O Brasil está começando a desfrutar desse novo modelo de cafés especiais, que já é uma realidade mundo afora. Somos uma empresa parceira do produtor do café”, resumiu.  A empresa é  patrocinadora oficial do evento.



Qualidade
O Café Natural é aquele que, após ser colhido, passa por um processo de lavagem e é levado para secar.  Já nos outros sistemas, os cafés são lavados e há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguir para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação. 
Minas Gerais conta com quatro regiões produtores de café, todas representadas no concurso: Sul de Minas, Chapada de Minas, Cerrado Mineiro e Matas de Minas. Todos os cafés finalistas do concurso atingiram o mínimo de 84 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). As análises físicas e sensoriais foram feitas no Centro de Excelência do Café, em Machado, no Território Sul.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e da Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Premiação e mulheres
O lote dos cafés classificados em primeiro lugar, nas duas categorias, será vendido por mil dólares a saca de 60kg.  Cada lote conta com cinco sacas. A compra está garantida pela Atlantica Coffee. Os demais finalistas, que obtiveram nota a partir de 84 pontos, também poderão vender o café com ágio, caso seja do interesse do cafeicultor. Os valores foram definidos em edital, de acordo com cada pontuação. 

Os três primeiros colocados em cada categoria das quatro regiões produtores também receberam prêmio em dinheiro. Os cafeicultores que conquistaram a maior nota em cada região produtora ganharam uma viagem técnica guiada pela Atlantica Coffee a um tradicional país produtor de café, onde visitarão propriedades produtoras. Todos os finalistas do concurso recebem um certificado. Durante a cerimônia, foi entregue a medalha Mulher Empreendedora no Café a Sebastiana de Oliveira Faria, de Espera Feliz. 

Também participaram do evento o presidente da Epamig, Rui Werneck, o controlador-geral de Minas Gerais, Eduardo Martins de Lima, entre outras lideranças do setor.

Vencedores

Categoria Natural
Cerrado Mineiro
Edson Hiroaki Tamekuni - Campos Altos – Vencedor
João Batista Montanari – Patrocínio – 2º Lugar
Célia Fukuda - Patos de Minas – 3º lugar

Chapada de Minas
Ecoagricola Café Ltda - Francisco Dumont  – Vencedor
Primavera Agronegócios Ltda – Angelândia – 2º Lugar
Dailton Antônio Ribeiro – Diamantina  - 3º lugar

Matas de Minas
Onofre Alves de Lacerda - Espera Feliz – Vencedor
Leônio Carlos Filho – Araponga – 2º Lugar
Edmar Lopes – Araponga - 3º lugar

Sul de Minas
Flávio Roberto Carvalho Ferraz - Dom Viçoso – Vencedor
Samanta Maria Faleiros Correa – Cássia – 2º Lugar
Antônio Rogério de Paula – Oliveira - 3º lugar

Categoria Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado
Cerrado Mineiro
DIMAP S/A Prod. Siderúrgicos – Pratinha – 2º Lugar
Francisco Pinheiro Campos - Patos de Minas – 3º lugar
Jorge Fernando Naimeg - Patos de Minas – Vencedor

Chapada de Minas
Ecoagricola Café Ltda. - Francisco Dumont – Vencedor

Matas de Minas
Sebastiana de Oliveira Faria- Espera Feliz – Vencedor
Sandra Leles da Silva – Araponga – 2º Lugar
Paulo Henrique Miranda – Araponga – 3º lugar

Sul de Minas
João Onofre da Silva - São Pedro da União – Vencedor
Letícia Maria Ribeiro de Carvalho - Dom Viçoso  – 2º Lugar
Gláucio Carneiro Pinto - Carmo de Minas – 3º lugar

Fonte: Governo de Minas