Investigação da Polícia Civil de MG resulta no afastamento de doze vereadores - ALÔ ALÔ CIDADE

Investigação da Polícia Civil de MG resulta no afastamento de doze vereadores

Compartilhar isso

Segundo o Delegado, somente com contratos de aluguéis de veículos foi desviado mais de meio milhão de reais da Câmara Municipal Santa Bárbara.

04/01/2017
Delegado Domiciano Monteiro

Em virtude da conclusão das investigações originadas da Operação Apollo 13, desencadeada em julho deste ano pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e de nova representação do Delegado de Polícia responsável, sete vereadores foram afastados no último dia 19 das funções da Câmara Municipal de Santa Bárbara, além de ser expedido um novo mandado de prisão, nessa oportunidade contra o vereador Geraldo Magela Ferreira.
Como já haviam cinco vereadores afastados, três destes presos, agora são 12 os vereadores afastados. Estão nessa situação dez dos 11 vereadores titulares, além de dois suplentes.  Três vereadores dessa legislatura já haviam sido presos, inclusive o presidente do órgão, sendo, atualmente, quatro os parlamentares detidos em virtude de prisão preventiva. Além deles, dois ex-presidentes da Câmara Municipal também estão presos, além de ex-servidores e empresários.
O Delegado que comandou as investigações, Domiciano Monteiro, destacou a importância da conclusão das investigação.  “Após uma investigação bem feita, por parte da Polícia Civil, foi possível desvendar todo o esquema criminoso. Acreditamos que com o afastamento desses vereadores uma nova fase pode se iniciar na câmara Municipal de Santa Bárbara”, ressaltou o delegado.

Segundo o Delegado, somente com contratos de aluguéis de veículos foi desviado mais de meio milhão de reais da Câmara Municipal. As investigações também apontaram que os vereadores vinham recebendo, ao longo de anos, verbas de diárias, prestando falsas informações de viagens, em valores que superam centenas de milhares de reais. Outras investigações desmembradas, concluídas entre agosto e novembro, também indicaram vários outros crimes, como desvio de R$176.485,50 através do cinema do município, fraudes em licitações, dentre outros delitos. Ao todo, já ocorreram mais de cem indiciamentos nos seis Inquéritos Policiais, que foram concluídos referentes a crimes praticados na Câmara Municipal de Santa Bárbara. 

Operação Apollo 13

Esse nome faz referência à missão espacial de comparecimento à lua, visto que laudos periciais no Inquérito demonstraram que os contratos de aluguéis de veículos para a Câmara Municipal eram suficientes para percorrer distância superior à distância da Terra à Lua.

Relação de vereadores presos e afastados
LUIZ FERNANDO HOSKEN FONSECA
JUAREZ CAMILO CARLOS
ERMELINDO FRANCISCO FERREIRA
GERALDO MAGELA FERREIRA

Vereadores afastados
GERALDO MAGELA SILVA
WELLINGTON FLAVIO RESENDE DO CARMO
TIMOTEO DE LOURDES FERREIRA
LUCIANO PIRES DA SILVA LUIZ
PAULO HENRIQUE DA ROCHA
GERALDO CARNEIRO
BRUNO HENRIQUE FERREIRA (suplente)
ANDERSON GOMES PENNA (suplente)

Ex-presidentes presos
JOSÉ LADISLAU RAMOS
FREDERICO MAGALHÃES FERREIRA

Fonte/Fotos: Polícia Civil de Minas Gerais