Animais em situação irregular são retirados das ruas após polêmica de bode ajoelhado para comer em São Lourenço - ALÔ ALÔ CIDADE

Animais em situação irregular são retirados das ruas após polêmica de bode ajoelhado para comer em São Lourenço

Compartilhar isso

Fiscalização foi reforçada em São Lourenço (MG) com a denúncia de turista em rede social. Ela postou fotos de um bode que puxa charrete se ajoelhando para comer.

20/02/2018
Fiscalização foi feita por setor de zoonoses e de trânsito em São Lourenço (MG) (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Lourenço)

Uma grande repercussão de uma postagem em uma rede social que denunciava maus-tratos aos animais fez a fiscalização ser reforçada em São Lourenço (MG). Na manhã deste sábado (17), equipes da prefeitura foram às ruas e retiraram de circulação animais que puxam charretes e estavam em situação irregular.
Segundo o setor de zoonoses, três animais que estavam irregulares foram retirados. E outros que já haviam sido notificados antes não estavam mais trabalhando nas ruas. Bodes e cavalos são usados no turismo na cidade. Enquanto os animais maiores puxam as charretes, os bodes são usados para as mini-charretes, que levam crianças.
O caso ganhou destaque na cidade durante a semana. Na publicação, uma turista de Rezende (RJ) mostrava um bode que puxava uma charrete se ajoelhando para comer grama. Foram mais de 17 mil compartilhamentos e centenas de comentários de pessoas que são contra o uso de animais para este tipo de trabalho. 

O bode que apareceu nas fotos não foi encontrado, mas o dono foi localizado. Segundo a coordenadora do setor de zoonoses, Thais Nakaoka de Matos, a situação do responsável é complicada.
“Fui falar com o proprietário do bode e ele alegou que o animal foi arrendado para um cidadão. Pedi o contrato deste ‘aluguel’ e ele falou que não tinha, que é contrato informal, por boca. Então disse que ele iria responder pelo caso, porque o animal está sob a custódia dele”. 

Quando questionado da localização do animal, o homem disse que não sabia. “Não quiseram falar, a gente não sabe. Sumiram com o bode. Mas o boletim de ocorrência já foi feito. A gente tem feito os boletins na polícia de maus-tratos”.
Segundo a veterinária, esta não é a primeira vez que o mesmo homem é autuado. Agora, o boletim de ocorrência deve gerar uma multa que vai de R$ 2,6 mil a R$ 2,9 mil. “E além de maus-tratos, ele já tem boletins de ocorrência por trabalho infantil”. A informação de testemunhas é que menores de idade são colocados para puxar os bodes nas charretes. 
Publicação em rede social atraiu usuários que protestaram contra o uso de charretes em São Lourenço (MG) (Foto: Fernanda Brito/Reprodução/Facebook)

Um dos pontos criticados pela turista era justamente a falta de fiscalização. Com as denúncias, a prefeitura colocou nas ruas as equipes de trânsito e Controladoria de Zoonoses. Na ação deste sábado, foram checados os chips instalados nos cavalos, a condição de saúde e a Carteira Municipal de Habilitação dos charreteiros. Nenhum bode, animal usado para puxar as mini-charretes com crianças, foi encontrado nas ruas.
A ação foi comemorada por defensores dos animais na rede social e turista que fez a reclamação também ficou satisfeita. “Minha publicação teve uma repercussão que não esperava. Fico feliz com a possibilidade de mudança no turismo com tração animal em São Lourenço. Espero que existam leis rígidas e fiscalização”, conta Fernanda Brito.

Ainda segundo a veterinária do setor de zoonoses, o monitoramento do chip é diário e feito pela equipe de trânsito. Isso garante o rodízio de animais. A intenção, agora, é aumentar a frequência da fiscalização clínica, com a presença da veterinária. “Quero aumentar para 15 em 15 dias ou uma vez por semana, pelo menos”.  

Fonte: G1