Sul Mineiro tem trabalho esculpido em madeira encomendado para o Papa Francisco - ALÔ ALÔ CIDADE

Sul Mineiro tem trabalho esculpido em madeira encomendado para o Papa Francisco

Compartilhar isso

Sodem, como é conhecido na cidade da Campanha, Sul de Minas. Ele esculpiu uma Santa de Nossa Senhora Aparecida, encomendado pela Reitoria da Arquidiocese de Aparecida, Sp, para presentear o Papa Francisco a cinco anos.


21/06/2018

Em Campanha, no Sul de Minas, um artesão vem se destacando ao longo dos anos, pelas fabricações de imagens sacras. Sodem, como é chamado, Paulo Henrique Ferreira Pinto, de 66 anos, pai de 6 filhos e uma esposa dedicada, ambos se resume em muito trabalho e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Um homem humilde, de fala mansa, começou a fabricar móveis rústicos há mais de 40 anos, com o Sr. Paulo William Skau e Dona Finéia, já falecidos. Sodem aprendeu aos poucos com o casal onde trabalhava, assim pegou gosto com o artesanato. Com a dificuldade ao longo dos anos, Paulo Henrique resolveu seguir seu caminho sozinho, com outro seguimento de fabricação própria, pois móveis em madeira, exigia muito de maquinários na transformação. Acompanhe a reportagem em vídeo.


A escolha

Com dom e mãos calejadas e, com apoio total da família, Sodem, escolheu seguir no mesmo destino no artesanato, mas criando imagens sacras em madeira. A procura é maior deste tipo de arte esculpida em madeira. Tudo mais fácil para comercializar, conseguir materiais e mão de obra na produção.

O presente

Há 5 anos, próximo da semana que o Papa Francisco visitaria o Brasil, Sodem teve uma surpresa emocionante. Com a comercialização de suas peças em artesanatos na cidade da Padroeira do Brasil, em Aparecida, SP, um pedido especial e inesperado mudou sua vida completamente. Um Bispo, que era auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, SP. Dom Darci José Nicioli, hoje, Arcebispo de Diamantina, ao ver a imagem de Nossa Senhora, esculpido pelas mãos de Sodem, interessou e fez um pedido pessoalmente. Paulo Henrique com convite de ir a Reitoria da Arquidiocese de Aparecida, Sp, conheceu o Arcebispo Dom Darci e negociaram algumas imagens para o Santuário e presentear amigos da igreja.
Imagem esculpida por Sodem - Foto: Alô Alô Cidade

O primeiro telefonema dos céus

Após alguns dias, na sua oficina, em seu cotidiano, em 17 de Julho de 2013, Sodem recebeu um telefonema da Arquidiocese de Aparecida, SP, do outro lado, a voz de uma mulher dizendo em tom de brincadeira: “Há Sodem! O senhor vai ficar muito famoso! Uma imagem que o senhor faz para o Santuário foi escolhida para doar de presente para o Papa Francisco, na semana da visita dele ao Brasil”, conta emocionado Paulo Henrique, após receber a ligação da secretária.
“Uma das imagens foi escolhida, para dar de presente ao Papa, uma da minha. Não sou só eu que fabricava as imagens para lá, tem outros que fazia”. (Paulo Henrique, Sodem).

O dia esperado

Os 7 dias que o Papa Francisco ficou no Brasil em visitas especiais e participações de várias cerimônias, incluindo 28º Edição da Jornada Mundial da Juventude e encontros com autoridades políticas. Uma delas foi especial para Sodem.
Papa Francisco recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida esculpida por Sodem na visita ao Brasil em uma missa das mãos do Arcebispo Dom Raymundo Damasceno – Foto/Reprodução Eriton Fernandes de Lima.
Dia 24 de Julho de 2013, foi celebrada uma missa especial no Santuário em Aparecida, SP.
Durante uma visita a Aparecida, SP, quarta-feira, 24 de Julho, o Papa Francisco recebeu um presente especial durante a Missa na Basílica. Uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida esculpida pelo artesão Paulo Henrique Ferreira Pinto, de Campanha, MG. Ao final da celebração, o Papa ergueu a imagem diante de todos os fiéis. O presente foi através das mãos do arcebispo Dom Raymundo Damasceno. Após pegar a réplica nas mãos, o pontífice beijou a imagem como gesto de carinho.
Papa recebendo do Bispo a Imagem esculpida por Sodem - Foto/Reprodução: Alô Alô Cidade

A menos de 10 metros de distância em uma cadeira especial, Paulo Henrique Sodem assistia de perto toda a missa e a entrega da imagem que ele próprio entalhou. “Nunca mais vai sair da minha cabeça, esse dia que estive lá”, conta emocionado, Sodem.
Sodem emociona toda vez que conta a história aos amigos. A imprensa nacional também o procurou, realizou reportagens em Tvs, revistas e jornais de grande circulação em todo Brasil, mostrando a trajetória de sua vida no artesanato.

A imagem entregue ao Papa é de cedro, mede 40 centímetros e demorou dois dias para ser feita. Após a encomenda especial, os pedidos para o escultor multiplicaram. "Todo mundo quer a imagem do Papa", conta Paulo Henrique Sodem.
O Papa Francisco ficou no país até o dia 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, RJ.
Papa beija a Santa em forma de carinho do presente recebido - Foto/reprodução: Alô Alô Cidade

A Devoção

Paulo Henrique nunca esculpiu imagens de Nossa Senhora Aparecida, por um motivo simples, não era nem a dificuldade nos detalhes da escultura em madeira e sim pela devoção a ela. Sua mãe, já falecida, contava a ele da promessa que fez a Santa, por ter problemas de saúde e que no final conseguiu recuperar, graças a Nossa Senhora Aparecida diante de tantas orações.
Sodem emociona ao relembrar do convite recebido e fala da devoção a Santa - Foto: Alô Alô Cidade