IBAMA e Polícia Federal apreende diversos pássaros silvestres em Campanha, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

IBAMA e Polícia Federal apreende diversos pássaros silvestres em Campanha, MG

Compartilhar isso

Denuncias anônimas foram primordial nessa Operação. Várias espécies de pássaros estavam irregulares nas residencias dos proprietários.  


Uma Operação do IBAMA, com o apoio da Polícia Federal terminou com várias apreensões e prisões em Campanha, MG e Taubaté, SP, no começo da manhã desta terça-feira (04/09).
Através de denuncias anônimas os agentes do IBAMA conseguiram chegar até os possíveis autores da criação ilegal de aves da  fauna silvestres.

Os agentes do IBAMA e Polícia Federal, com pelo menos quatro mandados de buscas e apreensões em algumas residencias, alvo da Operação, conseguiram apreender diversos pássaros engaiolados com as anilhas e documentos irregulares. Dos quatro suspeitos em Campanha, um deles, foi preso em flagrante com anilhas falsificadas. Os outros dois, assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrências lavrados pela PRF, que é uma detenção provisória a pedido do Delegado da Polícia Federal de Varginha, João Carlos Girotto, por criar pássaros em cativeiro sem registro do IBAMA.

Os agentes da PRF e IBAMA também estiveram em Taubaté, SP, cumprindo outro mandado de buscas e apreensão em um local onde a investigações chegaram a um homem suspeito do envolvimento no crime ambiental.
Segundo informações do Delegado da Polícia Federal de Varginha, Girotto, ele seria o fornecedor das aves e as anilhas falsificadas aos compradores em Campanha, Sul de Minas.

Com a caracterização de crime ambiental por infringir o Código Penal, no que se refere a falsificação/adulteração de selo ou sinal público, e o artigo 29 da lei federal 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna; os criadores foram detidos, receberam uma multa por cada ave apreendida e foram levados até a delegacia de Polícia Federal, onde foram apresentados para o Delegado Plantão.
As aves foram levadas para um veterinário avaliar e posteriormente, foram soltos no habitat natural. Várias delas muito conhecidas nessa prática de crime, pássaros trinca-ferros, azulões, pintassilgo venezuelano, canarinhos e coleirinhas.

Acompanhe no vídeo



IBAMA e Polícia Federal apreende diversos pássaros silvestres em Campanha, MG - Fotos: Alô Alô Cidade

Denuncias anônimas foram necessárias no trabalho da fiscalização - Foto: Alô Alô Cidade

IBAMA teve apoio da Polícia Federal - Foto: Alô Alô Cidade

Pássaros estavam irregulares com a licença ambiental - Foto: Alô Alô Cidade

Paquímetro para medição das anilhas irregulares - Foto: Alô Alô Cidade