Jovens de escolas estaduais comercializam produtos próprios em shopping da capital mineira - ALÔ ALÔ CIDADE

Jovens de escolas estaduais comercializam produtos próprios em shopping da capital mineira

Compartilhar isso

A “Feira do Meu Primeiro Negócio” será realizada nos dias 15 e 16 de novembro na portaria 5 do Minas Shopping

São capinhas para celulares, luminárias, almofadas, tudo produzido de forma artesanal por alunos da rede estadual de ensino que participam do Meu Primeiro Negócio, iniciativa do Governo de Minas Gerais, em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais. Esses produtos serão comercializados entre os dias 15 e 16 de novembro na “Feira do Meu Primeiro Negócio”, montada na portaria 5 do Minas Shopping, em Belo Horizonte.

Os visitantes do estabelecimento poderão conhecer o trabalho dos jovens empreendedores e adquirir os produtos desenvolvidos por estudantes de 45 escolas de todo o Estado, de 28 municípios. A feira tem o objetivo de proporcionar aos alunos a experiência prática de vendas. Em 2017, os alunos tiveram um faturamento de R$ 10.265,00 com a venda de seus produtos.

O aluno Pedro Henrique Ferraz conta da expectativa de expor seus produtos pela primeira vez. “Participar do evento é um ponto motivacional. É muito bacana ver nossas ideias sendo expostas”, relata o jovem de 16 anos da escola Escola Estadual Ilka Campos Vargas, do município de Tombos.

Este ano, 400 escolas estaduais participam do Meu Primeiro Negócio. Elas estão distribuídas por 203 municípios mineiros e atendem juntas cerca de 12 mil estudantes. A apresentação das Miniempresas faz parte da programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit).

Crédito (foto): Divulgação Sedctes
Meu Primeiro Negócio

O Programa Meu Primeiro Negócio é um projeto de educação empreendedora que tem como principal objetivo promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio de escolas estaduais. Ao longo de 12 semanas, monitores, voluntários (das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção) e estudantes se encontram semanalmente para aprender conceitos como livre iniciativa, mercado, produção e comercialização.

Os encontros acontecem no contraturno escolar e neles os alunos têm o desafio de criar e operacionalizar uma empresa estudantil. Os estudantes definem, por exemplo, capital social, elegem uma diretoria, comercializam ações e produzem seus produtos.

“Eles têm uma parte de conteúdo e depois começam efetivamente a produzir. Fazem pesquisa de mercado, capitalização da miniempresa, assumem responsabilidade de pagar os salários, vender os produtos e recolher impostos. No final do programa, eles vão fechar a empresa e devolver o dinheiro para os acionistas. Na assembleia final, todo o dinheiro arrecadado com o imposto deve ser direcionado para uma ação social na comunidade”, destaca coordenadora técnica do programa pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Jéssica Rangel Silva.

O Meu Primeiro Negócio é uma iniciativa do Governo de Estado de Minas Gerais, em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, capitaneado pela SEDECTES em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Datas e horários de visitação: 15/11, de 12h às 20h, e no dia 16/11, de 10h às 22h, na Portaria 5 do Minas Shopping, em Belo Horizonte.