Pouso Alegre cria rede de monitoramento de explosões de caixas eletrônicos - ALÔ ALÔ CIDADE

Pouso Alegre cria rede de monitoramento de explosões de caixas eletrônicos

Compartilhar isso

Protocolo integrado de atuação foi apresentado por representantes da Secretaria de Segurança Pública


Na última quarta-feira (10/4), foi a vez de as forças de segurança de Pouso Alegre receberem a apresentação do protocolo integrado de atuação em explosões de caixas eletrônicos e implantarem sua rede local de monitoramento. O objetivo do encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), é a criação de um grupo responsável por compartilhar informações e unir esforços para a formulação de ações coordenadas visando à prevenção e à repressão dos ataques contra instituições financeiras.

Durante sua apresentação, o subsecretário de Integração da Sesp, coronel Etevaldo Caçadini, destacou a importância das reuniões para as forças de segurança pública conhecerem melhor a realidade de cada região e estimularem o trabalho integrado das corporações. “Nosso objetivo maior é acabar com esse tipo de registro em nosso estado, aumentando a sensação de segurança da população. Além disso, queremos desenvolver com eficiência um trabalho de inteligência e prevenção, em que todas as instituições dialoguem de maneira coordenada e em sintonia”, ressaltou.

Atuação na Inteligência

O Workshop Operacional sobre Explosões de Caixas Eletrônicos é uma iniciativa do Subgrupo de Trabalho Operacional sobre Explosões de Caixas Eletrônicos, uma força-tarefa criada pelo Estado para trabalhar pela redução dos crimes em instituições bancárias. O grupo tem forte atuação na área de inteligência, fazendo o mapeamento do modus operandi dos criminosos e a identificação de quadrilhas. De forma integrada, as apurações da inteligência se transformam em operações repressivas e preventivas.

O Subgrupo de Trabalho Operacional sobre Explosões de Caixas Eletrônicos é formado por 13 instituições, com articulação executiva da Sesp. Participam da força-tarefa representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Associação de Bancos do Estado de Minas Gerais, Associação Brasileira de Bancos, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).
Pouso Alegre cria rede de monitoramento de explosões de caixas eletrônicos - Foto: Poliane Brandão/Divulgação Sesp

Os profissionais da Integração e Inteligência da Sesp já estiveram em Poços de Caldas, na útima terça-feira (9/4) e também na quinta-feira (11/4). Lavras também recebeu o encontro, encerrando as reuniões no Sul de Minas.


Publicidade



Fonte: Governo de Mina Gerais