Índice de mortes traz instalação de 9 radares na BR-459 no Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Índice de mortes traz instalação de 9 radares na BR-459 no Sul de Minas

Compartilhar isso

Somente neste ano 7 mortes e 95 acidentes foram registrados.
Trecho que liga Pouso Alegre a Itajubá recebeu os equipamentos. 

18/06/2014 10:08
Por causa do número de acidentes e mortes no trecho da BR-459 que liga Pouso Alegre a Itajubá, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instalou nove novos radares com câmeras que registram imagens em um ângulo de 150 graus. No trecho foram registradas 7 mortes apenas neste ano.

Os pontos para instalação dos radares foram escolhidos pelo DNIT com base em dados como a incidência de acidentes, como é o caso do trevo que liga Itajubá a Piranguçu, onde já foram registradas várias mortes.

Segundo dados levantados pela Polícia Rodoviária Federal, que estava responsável pelo trecho desde abril de 2013, no ano passado foram registrados 196 acidentes e 7 mortes na rodovia. Já neste ano o número chega a 95. Tais números fizeram, inclusive, com que pessoas que perderam parentes e amigos vítimas de acidente protestassem por medidas preventivas. Na ocasião cruzes foram colocadas no trevo, simbolizando as vidas perdidas.

Contudo, apenas três dos nove radares já estão em funcionamento. Eles operam próximo ao shopping de Pouso Alegre e quem passa pelo local opina sobre as instalações. Para o chapa Benício Bento dos Santos, que já foi atropelado na pista, eles não são a melhor opção. “Muita gente não respeita e os acidentes acabam acontecendo. Eu já fui atropelado e penso que uma passarela seria melhor”, comentou.

Novos radares são instalados na BR-459, entre Pouso Alegre e Itajubá (Foto: Reprodução EPTV)
Novos radares são instalados na BR-459, entre Pouso Alegre e Itajubá (Foto: Reprodução EPTV)
A comerciante Leandra Aparecida de Melo também comenta a instalação, já que ela perdeu um filho de 15 anos atropelado no local. “Eu acho que ainda é pouco para resolver o problema dos acidentes. O ideia seria evitar que mais pessoas morressem”, disse.

Ainda segundo o DNIT, já existiam 5 radares em funcionamento no trecho e até o final desta semana, novos equipamentos devem ser ligados.

Informações: DNIT
Leia mais em: G1