Com 118 kg, publicitário cria site pra relatar processo de emagrecimento - ALÔ ALÔ CIDADE

Com 118 kg, publicitário cria site pra relatar processo de emagrecimento

Compartilhar isso

Objetivo é dividir informações para ajudar outras pessoas a emagrecer. Luciano Gomes acredita que dividir experiência torna processo mais fácil.


20/07/2014 17:51
Se a vida pudesse ser definida em dados numéricos, Luciano Gomes seria descrito resumidamente da seguinte forma: 1,63 metros de altura, pesando 118 kg, 35 anos de idade e cerca de 25 deles tentando chegar ao peso ideal. A história dele é semelhante a de milhares de pessoas em todo o mundo, e justamente por isso, ele resolveu relatar o seu processo de emagrecimento na internet com essas milhares de pessoas na esperança de que dividindo a sua história, esse processo se torne mais fácil. Para isso, Gomes criou a página ‘Revolucione Você’ onde relata seu passo a passo no ‘projeto’ e divulga informações sobre dietas, exercícios físicos e curiosidades úteis para quem está em busca de perder peso.
Luciano Gomes, de Varginha (Foto: Luciano Gomes / Arquivo pessoal)
Luciano quer emagrecer apenas com reeducação
alimentar (Foto: Luciano Gomes / Arquivo pessoal)
“Você deve estar se perguntando: o que um gordo entende de emagrecimento? Por mais que possa soar estranho, são os gordinhos que mais pesquisam e mais entendem de emagrecimento”, declara Gomes no início de um vídeo que apresenta o projeto na página inicial do blog. Publicitário, atualmente morando em Campanha MG, ele conta que a ideia surgiu com dois focos: organizar todas as informações que existem sobre emagrecimento, se tornando um canal para reunir tudo isso, e ajudar outras pessoas a conseguirem emagrecer da mesma forma que ele recebe apoio dividindo a sua história na rede.
“Nós gordinhos, que já tentamos várias vezes emagrecer, com diversos métodos, acabamos aprendendo o que funciona e o que não funciona, e isso pode ajudar outras pessoas que têm a mesma dificuldade que eu. [Os internautas] podem acompanhar, ajudar, questionar. Se eu puder mudar a vida de uma pessoa sequer além da minha, já estou satisfeito”, explica.
Página Luciano Gomes, Varginha MG (Foto: Luciano Gomes / Arquivo pessoal)Na internet, Luciano publica informações sobre emagrecimento (Foto: Reprodução / Blog Revolucione Você)
‘Briga’ na balança
Segundo Gomes, ele foi uma criança magérrima daquelas em que a “mãe dava até óleo de fígado de bacalhau para engordar”. O aumento de peso veio a partir dos 9 anos de idade, em que foi engordando cada vez mais a cada ano. “Aí quando eu estava com uns 17 anos, fiz uma dieta e consegui emagrecer. Nossa, foi a melhor fase da minha vida. Estava com autoestima, a garota mais bonita do colégio me achava atraente, foi ótimo”, relata ele.

Com 19 anos, Gomes se mudou do interior de Minas Gerais para estudar e prestar vestibular em Belo Horizonte MG. Morando sozinho, toda a rotina dele se desregulou, incluindo refeições e ausência de exercícios físicos. Comendo no máximo duas vezes por dia e consumindo lanches rápidos para não perder tempo, o ganho de peso foi automático e incontrolável. “O máximo que cheguei a pesar foi 132 kg. Mas a idade vai chegando, então a gente pensa mais na saúde e por isso resolvi começar esse ‘projeto’”, explica.
‘Revolucione Você’
Gomes colocou a página no ar em abril deste ano marcando 130 kg na balança. Segundo ele, apesar de ter perfil para fazer uma cirurgia bariátrica, ele preferiu organizar a dieta e atingir seus objetivos por conta própria. “Meu índice glicêmico é de obesidade mórbida, mas eu tenho medo [de fazer cirurgia]. Eu acho muito invasivo, portanto essa é a minha tentativa para não precisar fazer essa cirurgia”, afirma.
Desde que começou o ‘projeto’, Gomes se mantém na dieta e já conseguiu perder mais de 10 kg. Atualmente, a balança está marcando 118 kg. “Eu não estou muito preocupado com o prazo, eu só quero emagrecer de uma forma saudável, através de um processo de reeducação alimentar e de vida. Eu descobri que nessas dietas feitas de forma rápida, o organismo briga com elas e boicota todas. Você emagrece rápido, mas depois engorda tudo de novo”, explica. 
''Meu intuito é realmente esse: reunir o máximo de informações em um único canal para auxiliar mais pessoas, e com isso, obter auxílio dessas pessoas no meu processo. Uma troca de energia, entre pessoas com o mesmo problema em busca de um objetivo comum: mudança de vida." - Luciano Gomes

Publicitário relata processo de emagrecimento enquanto ajuda outras pessoas (Foto: Luciano Gomes / Arquivo pessoal)
Publicitário relata processo de emagrecimento enquanto ajuda outras pessoas (Foto: Reprodução / Blog Revolucione Você)
Entre as dificuldades que enfrentou pra manter a dieta, Gomes teve que passar pelo luto de perder o pai logo depois de iniciar o projeto.  “Ele sabia sobre o projeto, ficava feliz, principalmente quando eu me mostrava empolgado. Ele se preocupava muito com minha saúde. Conectar uma nova rotina está sendo muito difícil, mas a vida segue e tentar adequar a rotina aos problemas deve ser normal, senão sempre será uma desculpa para sair da dieta”, afirma.
Para ele, mesmo que as coisas se compliquem, a ideia é persistir sempre na meta proposta para a vida. “Segunda-feira é o dia oficial de recomeçar ‘né’. Mas o processo é esse mesmo, a gente sempre tem que estar pronto para se motivar [novamente]”, finaliza.Atualmente, Gomes mantém um regime evitando ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, como os que tem trigo e leite, e doces. Saladas, verduras e legumes são parte da dieta, acompanhados sempre de proteína animal, como bifes de frango, boi ou porco. As refeições são feitas de três em três horas em menores quantidades. “Estou descobrindo aos poucos [o que funciona] e identifiquei que o exercício é importantíssimo nesse processo. As duas primeiras semanas são complicadas, fiquei com dor de cabeça, sensação de fome, ansiedade, mas depois disso, o organismo acostuma.”
Leia mais em: G1