Poços de Caldas é primeira cidade a receber a internet 4G no Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Poços de Caldas é primeira cidade a receber a internet 4G no Sul de Minas

Compartilhar isso

Por enquanto apenas uma operadora oferece o serviço na região.
Tecnologia também deverá estar disponível em Pouso Alegre e Varginha.

09/07/2014 19:50
Poços de Caldas MG é o primeiro município do Sul de Minas a receber a internet de 4ª geração, a 4G. Segundo a Claro, operadora que já oferece o serviço há cerca de um mês, o preço para passar do 3G para a nova tecnologia não será alterado. Basta que o usuário compre um aparelho compatível ao 4G.

A Vivo, outra operadora que pretende trabalhar com a tecnologia na região, informou que cidades como Pouso Alegre MG e Varginha MG, além da própria Poços de Caldas, deverá receber o serviço até o final do ano.
Pouso Alegre e Varginha devem receber serviço até o final do ano (Foto: Reprodução EPTV)
Pouso Alegre e Varginha devem receber serviço até o final do ano (Foto: Reprodução EPTV)

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a previsão é de que a tecnologia chegue a todas as cidades com mais de 100 mil habitantes apenas em 2016.
No Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí MG, uma pesquisa tenta desenvolver uma internet 4G ainda mais potente. O objetivo da nova tecnologia é oferecer um aumento na velocidade da conexão e mais segurança na troca de informações.
Uma das vantagens da nova internet seria o descongestionamento do tráfego, fazendo com que o usuário tenha maiores taxas de transmissão de dados.

"A rede 4G inteligente visa usufruir ao máximo das tecnologias já existentes. A gente quer usufruir as vantagens da fibra ótica como a alta velocidade e o grande nível de segurança com as vantagens dos sistemas sem fio. Todos nós queremos estar nos smartphones mandando informações, usando o Facebook. A idéia é sempre melhorar a experiência do usuário provendo novos serviços com segurança e velocidade", disse o professor do Inatel, Arismar Cerqueira.

Informações: Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)
Leia na íntegra: G1