Troca do extintor será obrigatória em 2015; entenda - ALÔ ALÔ CIDADE

Troca do extintor será obrigatória em 2015; entenda

Compartilhar isso

Essenciais e obrigatórios em caso de acidentes, os extintores de incêndio deverão ser trocados em 2015 por conta de um novo componente inserido na sua fórmula.

30/12/2014 14:04
Troca do extintor será obrigatória em 2015 - Foto/divulgação
Apesar de todos os carros que são fabricados no Brasil saírem de fábricas com o extintor apropriado, muitos ainda não possuem o tipo ABC. O tipo BC, mais usado atualmente, além de ter validade de somente de um ano, só combate incêndios de líquidos inflamáveis, representado pela letra “B” e equipamentos elétricos, representados pela letra “C”. Porém, não é eficiente caso o estofado do carro pegue fogo, por exemplo. 
O novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo “A”, como no estofado do carro. Apesar de seu preço mais alto, o novo modelo tem validade de cinco anos. Caso o seu extintor já esteja vencido e queira trocar por um novo, já é possível encontrar o modelo ABC nas lojas especializadas, mesmo faltando mais de um ano para a lei entrar em vigor.

Desde 2005, todos os carros novos produzidos no Brasil já saem com o extintir do tipo ABC. Mas ainda existem no mercado de reposição os modelos BC para os veículos fabricados até 2004. Por isso, a lei exige que todos os automóveis usem o ABC em 2015. Para motoristas que forem trocar o extintor no decorrer de 2014, recomenda-se já colocar o ABC para evitar nova troca no fim do ano.
 
Recomenda-se já colocar o extintor correto (ABC) para evitar nova troca no fim do ano - Foto/divulgação
Obrigatoriedade

Andar sem extintor ou com o equipamento fora da validade resulta em multa de R$ 127,69 e cinco (5) pontos na CNH. Observe e não se esqueça de retirar o plástico protetor. Isso também rende multa, por dificultar o acesso ao item.
O extinto ABC é obrigatório - Foto/divulgação

Leia mais no Economia