Atraso nas obras de reforma adia reabertura do Zoológico de Varginha - ALÔ ALÔ CIDADE

Atraso nas obras de reforma adia reabertura do Zoológico de Varginha

Compartilhar isso

Chuva e atrasos em entrega de materiais adiaram conclusão da obra.
Expectativa é de que a reabertura aconteça em menos de 30 dias

09/01/2014 00:54
A reabertura do Zoológico de Varginha MG foi adiada mais uma vez pela administração municipal. A expectativa era de que ele começasse a funcionar até dezembro do ano passado, mas atrasos na reforma e processos de licitação em andamento adiaram a visitação ao local. De acordo com a bióloga Jaara Alvenga Cardoso Tavares, o zoológico deve ser reaberto em menos de 30 dias com a conclusão das obras de reforma.
O zoológico foi fechado em março de 2009 por decreto do Ibama e da Advocacia Geral da União (AGU) após serem encontradas irregularidades na acomodação dos animais. As obras de adequação chegaram a ser iniciadas, mas foram paralisadas em setembro de 2012 por falta de pagamento da prefeitura junto à construtora responsável e só foram retomadas em abril de 2013. Atualmente são gastos cerca de R$ 22 mil por mês com a manutenção do zoológico, que abriga cerca de 350 animais e aves.
Segundo a bióloga Jaara, atrasos na entrega de materiais e a chuva adiaram o término das obras de reforma necessárias para reabertura do local. "Esse prazo foi em virtude de algumas pequenas reformas que a gente precisava fazer para o atendimento ao público, e tão logo essas reformas começaram, a gente teve alguns dias de chuva, que atrasaram os trabalhos de pintura, e atrasos na entrega de materiais, como a grama por exemplo, que só chegou agora entre o Natal e o Ano Novo e a gente está fazendo a colocação dela agora", explica.
Zoológico de Varginha deve ser reaberto em 30 dias  (Foto: Reprodução EPTV)
Zoológico de Varginha deve ser reaberto em 30 dias (Foto: Reprodução EPTV)

Jaara cita a colocação da grama, pintura e a mudança do setor administrativo para o novo local onde vai funcionar como etapas da reforma que ainda precisam ser concluídas. "Há algumas obras previstas de reforma geral do zoológico, que [ainda] estão sendo licitadas, que incluem novos sanitários, uma nova portaria e recintos para animais", explica. Essa segunda etapa ainda em licitação foi citada pelo prefeito de Varginha, Antônio Silva (PTB), como um dos motivos para a não abertura do zoológico na data prevista.
Apesar de a administração do zoológico não ter uma data definida para a reabertura do local, a previsão é de que em menos de um mês as obras sejam concluídas e o zoológico possa receber visitantes.

Informações: Zoológico de Varginha MG
Leia mais no G1