Lei em Cambuquira vai multar população por focos de dengue - ALÔ ALÔ CIDADE

Lei em Cambuquira vai multar população por focos de dengue

Compartilhar isso

Moradores que não mantiverem locais limpos podem pagar até R$ 3 mil.
Cidade já registrou mais de 200 casos suspeitos e 48 confirmados este ano

17/01/2015 20:15
Com mais de 200 casos de dengue suspeitos e 48 confirmados neste início de 2015, a Prefeitura de Cambuquira MG criou uma lei municipal que multa em até R$ 3 mil os moradores que tiverem locais que possam se tornar criadouros do mosquito da dengue. Áreas comerciais e donos de terrenos abandonados também poderão ser penalizados.
A fiscalização será feita por agentes de endemias, que vão intensificar as vistorias nas casas, fazer bloqueios em bairros com mais incidência. Além disso, foi criado também um disque-denúncias para que a população possa participar do combate à doença.
Neste sábado (17), os agentes visitaram o bairro da Lavra, onde fizeram aplicação de inseticida. Em uma família, duas pessoas já tiveram dengue e outras duas estão com suspeita da doença. “Eu acordo com muita dor de cabeça, dor muscular”, relatou a professora Ana Ribeiro da Silva.
Lei em Cambuquira vai multar população por focos de dengue (Foto: Reprodução EPTV)
Lei em Cambuquira vai multar população por focos de dengue (Foto: Reprodução EPTV)
Já em uma oficina mecânica foram encontrados vários depósitos de água, vasilhames, tanques e até pneus expostos ao tempo. “É um foco, eu já encontrei várias vezes aqui. Hoje só tem água, mas é preciso cuidado”, explicou a agente de endemias Juliana Maria dos Santos.
O local é sempre alvo de fiscalização, mas o dono do imóvel não tem noção do risco que oferece à população. “Eu não tenho medo de ter dengue não. A prefeitura que tem que fazer a parte dela”, disse o dono do terreno, Adilson Bastos.
E se a orientação não traz resultados, a saída é multar. “Aquele cidadão irresponsável e que contribui com a sangue será multado. Uma das dificuldades é realizar visitas em casas de veraneio, mas com a nova lei, vamos ter acesso inclusive a estes imóveis e também aqueles em que há resistência dos moradores”, pontuou o prefeito da cidade, Evanderson Xavier.

Informações: Prefeitura de Cambuquira
Leia mais no G1