Governador visita o ‘Vale da Eletrônica’ e inaugura primeiro espaço 5G do estado - ALÔ ALÔ CIDADE

Governador visita o ‘Vale da Eletrônica’ e inaugura primeiro espaço 5G do estado

Compartilhar isso

Em mais um “Giro pelo Estado”, Zema visitou Santa Rita do Sapucaí e Itajubá e conheceu projetos inovadores de tecnologia


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou, na última quinta-feira (5/9), Santa Rita do Sapucaí e Itajubá, no Sul de Minas, região considerada polo tecnológico do estado. Pela manhã, acompanhado de lideranças locais, ele esteve no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, onde inaugurou a Casa 5G, fruto da parceria entre o Inatel, a TIM e a Ericsson. À tarde, Zema esteve na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e na Helibras, fabricante de helicópteros.

Acompanhado do secretário de Governo, Bilac Pinto, dos deputados estaduais Antônio Carlos Arantes, Dalmo Ribeiro, Duarte Bechir e Doutor Paulo e de lideranças locais, o governador inaugurou a Casa TIM 5G, em Santa Rita do Sapucaí. Minas é pioneiro na Região Sudeste no experimento do sinal de 5ª geração e a tecnologia poderá trabalhar em prol do estado, atraindo empresas que desenvolvem produtos e soluções.
Governador visita o ‘Vale da Eletrônica’ e inaugura primeiro espaço 5G do estado - Foto: Gil

Segundo o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Martins, com pesquisas em 5G podemos oferecer soluções de vanguarda para o país. “Dentro desse cenário, de muito empenho e dedicação, a implantação das redes das redes 5G, em nossa cidade, pela TIM, com tecnologia Ericsson, torna-se um capítulo de muita relevância para as telecomunicações no Brasil”, avalia.

A parceria entre o Inatel, TIM e Ericsson é um marco para Minas Gerais, proporcionando mudanças significativas na Saúde, na Educação, no Agronegócio, na Segurança, no entretenimento e em games, por exemplo. O governador parabenizou as empresas pelo lançamento do 5G e ressaltou a importância da tecnologia para o desenvolvimento do estado. “Sei do potencial tanto para o setor privado quanto para o público e como ela pode ajudar na Educação, na Saúde e na Segurança Pública”.

O governador falou também sobre a delicada situação financeira de Minas Gerais e se comprometeu a manter, em dia, os repasses às prefeituras. “Hoje, o Estado não tem condições de fazer uma estrada, de construir um hospital, mas, no que depende de gestão, nós temos avançado, e muito. Prova disso é a previsão de data para o pagamento dos salários, a regularização do 13º de 2018 para a maioria dos servidores, as conquistas da Polícia Militar, que registrou os menores índices de criminalidade dos últimos oito anos, e a geração, nos últimos sete meses, de 99 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada”.

Itajubá

Em Itajubá, o governador visitou a Unifei, onde se reuniu com o reitor da instituição, professor Dagoberto Alves de Almeida e encontrou lideranças locais. Zema refletiu que, atualmente, existe a oportunidade de solucionar um problema “crônico”: o desequilíbrio das contas públicas. “Quem tem 40 anos, deve se lembrar que o Plano Real resolveu a questão da inflação. Hoje, precisamos resolver as contas públicas. A Reforma da Previdência, que está para ser aprovada de forma definitiva, representa um marco para o equilíbrio fiscal”.

No fim do dia, o governador ainda visitou a Helibras, empresa que produz helicópteros e emprega cerca de 540 pessoas.
Governador visita o ‘Vale da Eletrônica’ e inaugura primeiro espaço 5G do estado - Foto: Gil


Saiba mais sobre algumas demonstrações da Casa TIM 5G

Saúde: atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente da Casa TIM 5G e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório.

Educação: aula à distância dada por um professor com soluções de comunicação unificada, utilizando um quadro interativo (Webex Board).

Segurança: demonstração de como seria um atendimento a um chamado de emergência em uma cidade inteligente, onde as câmeras estão conectadas e a tecnologia 5G permite acesso ao vivo dos pontos de monitoramento.

Indústria: a ABB marcará presença com o YuMi, primeiro robô colaborativo de dois braços do mundo. Programado para preparar e servir café, a ideia é demonstrar como a conectividade e a confiabilidade da rede 5G permitem acessar uma aplicação remotamente, com maior velocidade, além de exemplificar a precisão do robô.

Indústria 4.0: Com base em uma longa experiência no desenvolvimento do 3G, 4G e de tecnologias Wi-Fi, a Qualcomm lidera as invenções tecnológicas para tornar o 5G uma realidade comercial. A empresa irá demonstrar uma simulação de como o 5G revolucionará o cenário industrial. A demo compara dois cenários distintos de conectividade via Internet das Coisas (IoT): um com rede 4G e outro com 5G. No segundo, é possível ver os benefícios de uma comunicação, que permite que um robô seja controlado com baixa latência e, mais importante, com alta confiabilidade (99,9999%). Essa será a base para a implementação de diferentes soluções para o ambiente industrial.

Realidade Aumentada: utilização do 5G em um ambiente de indústria de manufatura (Smart Manufacturing) com realidade aumentada, em uma mesa de treinamento de operadores de chão de fábrica (com dinâmica de alarmes, tele sensor, tele monitoramento, esteira e braço mecânico).
Realidade Virtual: câmeras inteligentes (Meraki) conectadas a óculos de realidade virtual que permitem visitas virtuais à ambientes na Casa e na própria Inatel.
Governador visita o ‘Vale da Eletrônica’ e inaugura primeiro espaço 5G do estado - Foto: Gil

Casa conectada: criação de um ambiente para visitação onde os eletrodomésticos são todos conectados, no conceito de Internet das Coisas (IoT). Além de explorar o pilar da casa conectada, a LG trouxe exclusivamente para o evento, aparelhos 5G já prontos para funcionar no Brasil, assim que a rede começar a operar.

Áudio




Publicidade