Polícia Federal prende políticos por fraudes em obras em Três Corações, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Polícia Federal prende políticos por fraudes em obras em Três Corações, MG

Compartilhar isso
17/12/2013 10h09 - Atualizado em 17/12/2013 21:21                          

Entre presos estão secretários, ex-prefeito e vice da última legislatura.
Casa do Pelé, inaugurada em 2012, é um dos alvos da operação.

Uma operação da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (17) em Três Corações (MG). Pelo menos 57 mandados estão sendo cumpridos em vários pontos da cidade. O motivo da operação, segundo a PF, é a existência de uma rede de corrupção e desvio de verbas públicas na prefeitura do município.
 
Entre os presos e conduzidos conforme a PF, estão 12 secretários do mandato anterior e o vice da administração passada. A Polícia Federal também tem um mandado de prisão contra o ex-prefeito de Três Corações, Fausto Ximenes, que por volta de 12h, ainda não havia sido encontrado. Dentre as irregularidades descobertas está a reforma da "Casa Pelé", a promoção do "Três Corações Rodeio Show", a compra de medicamentos com sobre preço e fraudes em licitações para aquisição de merenda escolar.

Ao todo estão sendo cumpridos 37 mandados de prisão temporária, 20 de condução e 75 de busca e apreensão em diversos pontos nas cidades de Três Corações, Lavras (MG), Varginha (MG), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). A operação está sendo chamada de "Metástase 57". O nome faz referência à proliferação da corrupção e o número 57 é o número do prédio da Prefeitura de Três Corações.


                   
                 Operação da Polícia Federal prende políticos em Três Corações (Foto: Divulgação Polícia Federal)


Delegados da Polícia Federal se reúnem para coletiva de imprensa em Varginha (Foto: Samantha Silva / G1)
 
Ainda segundo a PF, as investigações teriam começado no início de 2012 devido a irregularidades nas prestações de serviços públicos em Três Corações entre os anos de 2009 e 2012. Foram analisados 100 contratos, totalizando mais de R$ 30 milhões de prejuízo ao erário, distribuídos em doze diferentes áreas, como limpeza urbana, transporte público e construções diversas.
 

                                                                 

Um dos alvos da operação, a réplica da casa onde Pelé viveu durante a infância, foi inaugurada em 23 de setembro de 2012. A obra custou cerca de R$ 200 mil com recursos do governo federal e da prefeitura do município.
Na ocasião, o Rei Pelé esteve na cidade para visitar a casa e levou uma multidão para as ruas.
A réplica da Casa de Pelé foi construída no mesmo local onde ficava a casa onde o Rei do Futebol viveu durante a infância.





 
 
 
 
 Leia mais em: G1