Programa Ambientação faz nova doação à Campanha Lacre do Bem - ALÔ ALÔ CIDADE

Programa Ambientação faz nova doação à Campanha Lacre do Bem

Compartilhar isso

Cinco cadeiras de rodas serão doadas a pessoas com deficiência, a partir da arrecadação de lacres de latinhas de alumínio


Mais três cadeiras de rodas poderão ser doadas a pessoas com mobilidade reduzida e de baixa renda por meio de arrecadação de recicláveis feita pelo programa Ambientação, da Cidade Administrativa, dentro da Campanha Lacre do Bem. Neste novembro, 420 garrafas pet cheias de lacres de latinhas recolhidos pela iniciativa, que integra a Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foram entregues ao projeto social.
Programa Ambientação faz nova doação à Campanha Lacre do Bem - Foto: Arquivo/Campanha Lacre do Bem

O montante recolhido representa três cadeiras de rodas. Para cada unidade são necessárias 140 garrafas pet de 2 litros preenchidas com lacres. Neste segundo semestre de 2019, o projeto já havia entregado lacres para outros dois equipamentos. Ao todo, serão cinco cadeiras a serem doadas. A entrega será no dia 3 de dezembro, durante o Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA).

O Ambientação é apoiador da Campanha Lacre do Bem desde abril de 2015. Na Cidade Administrativa, o programa tem coletores de garrafas pet nos restaurantes dos prédios Minas e Gerais, nas recepções dos prédios, e ainda dois coletores de acrílico, no Restaurante Alimentex, na Praça de Alimentação, e na Semad. Por meio da iniciativa, servidores, trabalhadores e visitantes podem doar lacres de alumínio que são posteriormente doados para venda a empresas de reciclagem. O dinheiro é destinado à compra de cadeiras de rodas.

A Campanha Lacre do Bem foi criada em 2013 pela estudante Julia Macedo, quando ela tinha 9 anos e, desde então, já doou 515 cadeiras de rodas, o que equivale a 52 toneladas de lacres de alumínio. A iniciativa consiste em reunir o material metálico para vender à reciclagem e, com o dinheiro, comprar cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com deficiência. Julia Macedo, foi ganhadora do Prêmio Bom Exemplo/2014, organizado pela Rede Globo, na categoria Cidadania.

Segundo a gestora do Programa Ambientação e também da campanha na Cidade Administrativa, Ana Karla dos Santos, com a nova doação deste mês, já foram arrecadados aproximadamente 5,5 milhões de lacres na Cidade Administrativa, o que representa 15 cadeiras de rodas. Dez já foram entregues. As outras cinco serão doadas no Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA).

Ana Karla destacou ainda que, além do lado social, a campanha é importante para o meio ambiente, porque “promove a retirada, de forma organizada, de uma grande massa de alumínio que volta para a cadeia produtiva por meio da reciclagem”.