Instalação de eliminadores de ar causa polêmica em Poços de Caldas, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Instalação de eliminadores de ar causa polêmica em Poços de Caldas, MG

Compartilhar isso
21/10/2013 14h16 - Atualizado em 21/10/2013 14h21

Instalação de eliminadores de ar causa polêmica em Poços de Caldas, MG

Dmae desacata recomendação do MP e se nega a instalar aparelhos.
Órgão já fez a remoção de 196 equipamentos colocados pelos clientes.

O Ministério Público de Poços de Caldas (MG) recomendou ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) que o órgão instale aparelhos eliminadores de ar em hidrômetros sempre que isso for solicitado por consumidores. A medida gerou polêmica e o departamento diz que vai retirar os aparelhos de casas e estabelecimentos e não vai instalar novos. Desde julho, o departamento notifica clientes que já tinham instalado o equipamento.
Os eliminadores de ar são equipamentos instalados antes do hidrômetro para impedir que o ar tenha seu fluxo contabilizado como consumo de água. Segundo o Dmae, existem 400 aparelhos instalados na cidade. Ao todo, 220 consumidores já foram notificados e 196 eliminadores de ar retirados.
De acordo com o supervisor comercial do departamento, Rodopiano Marques Evangelista, a autarquia nunca fez a instalação dos equipamentos. “Estes aparelhos eram oferecidos e colocados por representantes da empresa fabricante, mas não são eficazes e podem trazer contaminação para a água. O Dmae orienta o consumidor que tiver dúvidas sobre o valor da conta para que nos procure, inclusive se houver dúvidas quanto a passagem de ar pelo hidrômetro”, destacou.
Questionado, o promotor Sidnei Boccia esclareceu que uma lei estadual garante a instalação dos equipamentos. “Baseado nisso, baixamos uma recomendação para o serviço. A orientação é que o consumidor procure por equipamentos que já passaram por testes de eficácia. Eles devem ser credenciados e indicados pelo Dmae, que deve fazer a instalação quando houver solicitações. Diante da negativa do órgão, o consumidor deve manter o produto e procurar a justiça para garantir seu direito”, orientou. (Confira no vídeo acima entrevista com especialista que fala sobre a eficácia do equipamento)
Segundo o representante da empresa de eliminadores de ar de Poços de Caldas, que não quis se identificar, existe um termo assinado pelo ex-diretor do Dmae, Armando Bertoni, afirmando que o órgão não instalaria o aparelho, mas caso houvesse o interesse do consumidor, o aparelho poderia ser instalado. O ex-diretor não foi encontrado para comentar a declaração.

 
Veja mais em:http://glo.bo/1a82gdN

 

CIDADE NEWS

-