Projeto da Santa Casa de Passos mostra vantagens do parto normal - ALÔ ALÔ CIDADE

Projeto da Santa Casa de Passos mostra vantagens do parto normal

Compartilhar isso
06/11/2013 14h43 - Atualizado em 06/11/2013 14h43

Projeto da Santa Casa de Passos mostra vantagens do parto normal

Cidade do Sul de Minas tem a maior taxa do procedimento na região.
Para especialistas, mãe e bebê estão sujeitos a menores riscos desta forma.

Um projeto da Santa Casa de Passos (MG) mostra às futuras mães as vantagens de se dar a luz pelo parto normal. Apesar do procedimento ser o mais recomendado pelos médicos, apenas 44% das grávidas buscam esse método em Minas Gerais, conforme a Secretaria de Saúde. Para os especialistas, ainda existe o mito de que no parto normal as mulheres sofrem mais.
Passos é a cidade do Sul de Minas que tem o número de partos normais mais próximo do considerado ideal pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 85%. Em 2012, 74% dos bebês que nasceram na cidade vieram ao mundo por partos normais.
O número é melhor do que de outras grandes cidades da região. Em Varginha (MG), por exemplo, dos 1062 partos realizados no ano passado, apenas 21% foram normais. Em Lavras (MG), a porcentagem já sobe para 44%; em Poços de Caldas (MG), ela é de 55%. Em Pouso Alegre (MG), onde nasceram quase duas mil crianças, nem 60% foram de parto normal.
Um dos motivos que fazem Passos ter este bom porcentual é o fato de existir na cidade o Programa Materno Infantil (Promai), que informa as futuras mães sobre os benefícios. Segundo a assistente social Fabiana Nascimento Marques, é nítida a mudança das mulheres depois que recebem informações sobre o parto normal.
"A gente vê que com o tempo, ela vê que é o melhor para ela e para o bebê", diz a assistente social Fabiana Nascimento Marques.
Segundo a obstetra Maria Paula Moraes Vasconcelos, o parto normal oferece menos riscos para a mãe e para a criança.
"Ele não é uma cirurgia, portanto a paciente e o nenê estão expostos a um menor risco. Ela tem uma perda de sangue menor, um risco menor de infecção, menor risco de trombose e principalmente para o nenê, tem um risco menor de problemas respiratórios nas primeiras 24 horas", diz a médica.
 
Passos tem o maior índice de partos normais no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)
 
 
 
 
Veja mais em: G1

 

CIDADE NEWS

-