Projeto de fossa ecológica na zona rural de Varginha é premiado
Iniciativa beneficia 150 famílias que vivem no Bairro dos Martins.
Proposta ajudou na redução de problemas de saúde e vermes.
Um projeto de fossa ecológica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) tem melhorado a qualidade de vida de moradores do Bairro dos Martins, na zona rural de Varginha (MG). As 150 famílias que moram no local já receberam o novo modelo de tratamento de esgoto, que foi premiado pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social nesta semana.
Com um modelo americano de fabricação simples, a fossa ecológica leva brita, areia, entulhos e pneus velhos. O custo de cada uma fica em torno de R$ 700 e a instalação não contamina o lençol freático.
A região rural de Varginha sofria com a falta de saneamento básico e com a contaminação por verminoses, mas, com a fossa ecológica, os índices foram reduzidos. Quem destaca isso é a produtora rural Rosângela Pereira. “Eu convivi com o problema durante 12 anos. O esgoto era todo despejado no córrego que fica no fundo da minha casa, mas há dois anos eu experimentei e gostei”, disse.
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) da zona rural de Varginha, Elaine Chagas Ribeiro, a qualidade de vida de fato melhorou após a instalação das fossas. “Agora é muito raro atendermos pessoas com problemas de vermes aqui na região. As novas fossas melhoraram muito a saúde da população”, destacou.
A iniciativa trouxe também benefício para os produtores de café especial do bairro rural, conforme contou o presidente da Cooperativa dos Produtores de Café Especial, Eduardo Reghi: “A fossa ecológica permite a manutenção de um certificado que garante o melhor preço no mercado cafeeiro”.
Já de acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, Luiz Geraldo Reis, o projeto deve ser expandido. “Além do Bairro dos Martins, pretendemos levar as fossas ecológicas para toda zona rural de Varginha”, pontuou.
Veja mais em: G1
Fotos: Reprodução